News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Geopolítica » Governador de Okinawa anula decisão de retirar base dos EUA

Governador de Okinawa anula decisão de retirar base dos EUA

Diversos
Por

Base Amercana de Okinawa © AFP 2015/ TOSHIFUMI KITAMURA

Takeshu Onaga governador da província de Okinawa, disse aos jornalistas que pretende rever a decisão em relação a retirada da base militar norte-americana de Futenma, informa o jornal The Nikkei Daily. Segundo a mídia local, o governador de Okinawa, a província mais meridional do Japão, anulará a decisão do seu predecessor de deslocar a base militar norte-americana para outro lugar devido às muitas controvérsias.

O secretário do gabinete de Abe, Yoshuhide Suga, anunciou no mês passado que a retirada da Estação Aérea da Unidade Naval de Futenma ia ser adiada até setembro, segundo o mesmo jornal Tóquio reiniciou a discussão sobre a mudança da base no sábado (12). A declaração de Onaga implica um procedimento de 3 semanas, que inclui consultas com o Bureau de Defesa de Okinawa. Espera-se que o anúncio formal seja divulgado em meados de outubro.

O diário japonês informa ainda que, provavelmente a administração Abe poderá solicitar uma revisão administrativa pelo Ministério da Terra, que permite iniciar um processo no tribunal. Os planos para retirar a base do distrito populoso de Ginowan para Henoko, que fica na cidade costeira de Nago, provocaram divergências entre os que se preocupam com o ambiente e os que estão contra a presença dos militares norte-americanos no Japão.

O problema é que a base fica perto de universidades e ameaça a saúde da população local. Para deslocá-la para Henoko é necessário aumentar a largura da faixa litoral em cerca de 160 hectares. A população está contra este passo devido ao possível dano causado aos recifes de coral. Os habitantes locais mais ativos exigem que a base seja deslocada para uma outra província japonesa ou mesmo para fora do Japão.

Em abril, o ministro de Defesa japonês Gen Nakatani, e o seu homólogo norte-americano Ashton Carter reafirmaram o plano de deslocamento como parte do acordo intergovernamental. Este acordo previa o ano de 2014 como o último prazo para o deslocamento da base militar norte-americana, mais da metade dos militares norte-americanos instalados no Japão estão em Okinawa. A província foi controlada pelos EUA entre 1945 e 1972, e a base militar norte-americana em Okinawa ocupa de cerca de 10% do território na província e 18% da ilha de Okinawa.

FONTE: Sputniknews

Fonte | Fotos: operacional