News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Tuesday, 16 de April de 2024
Home » Geopolítica » Russia cancela seu próprio veto para a entrega de mísseis ao Irã

Russia cancela seu próprio veto para a entrega de mísseis ao Irã

Diversos
Por

Russie-USA-Iran

O presidente da Rússia Vladimir Putin, abriu caminho nesta segunda-feira para a entrega de uma remessa de sistemas de mísseis S-300 ao Irã longamente adiada, e Moscou iniciou um programa de troca de produtos por mercadorias com Teerã, mostrando a determinação do Kremlin em fortalecer laços econômicos com a República Islâmica.

As medidas vêm à tona logo após potências mundiais entre elas a Rússia, chegarem a um acordo provisório com o Irã para frear o programa nuclear iraniano, e sinalizam que Moscou pode ter uma dianteira na corrida para se beneficiar de uma eventual suspensão das sanções impostas a Teerã.

O Kremlin declarou que Putin assinou um decreto cancelando a proibição da própria Russia para a entrega dos sistemas antimísseis S-300 ao Irã, o que remove um fator de tensão entre os dois países, surgido depois de Moscou ter cancelado um contrato em 2010 por pressão do Ocidente.

s-300

Uma autoridade de alto escalão do governo disse em separado que a Rússia começou a fornecer grãos, equipamentos e materiais de construção ao Irã em troca de petróleo, como parte de um acordo de troca de bens e serviços.

Mais de um ano atrás, fontes declararam à Reuters que foi feito um pacto no valor de mais de 20 bilhões de dólares e que se estava sendo discutido com Teerã e que implicaria na compra russa de 500 mil barris de petróleo iraniano por dia e tendo como contrapartida equipamentos e bens da Rússia.

Desde então, funcionários dos dois países emitiram comunicados contraditórios sobre a assinatura de um acordo de troca de bens e serviços, mas o vice-ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Ryabkov, deu a entender que um acerto já está sendo implementado. “Queria chamar a atenção de vocês para o desenrolar do acordo de petróleo por mercadorias, que tem uma escala muito significativa”, afirmou Ryabkov em uma reunião com membros da câmara baixa do Parlamento a respeito das conversas com o Irã.

“Em troca de remessas de petróleo iraniano, estamos entregando certos produtos. Isto não é proibido ou limitado pelo regime atual de sanções”, acrescentou. Ele se recusou a dar maiores detalhes. O Ministério da Agricultura da Rússia tampouco quis comentar, e a pasta de Energia não respondeu de imediato a um pedido de comentários.

O Irã não se pronunciou sobre o tema. A Rússia espera colher frutos econômicos e comerciais caso se finalize um acordo definitivo resultante do esboço obtido no início deste mês pelo Irã e o chamado P5+1: Estados Unidos, Alemanha, França, Grã-Bretanha, Rússia e China.

As partes têm até o final de junho para delinear um acordo técnico detalhado, segundo o qual o Irã irá conter suas atividades nucleares e permitir o monitoramento internacional em troca da suspensão das sanções econômicas. Teerã negou que seu programa atômico tem como meta a construção de armas nucleares.

Fonte | Fotos: g1