News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Saturday, 20 de April de 2024
Home » Geopolítica » Russia posicionou tanques em base aérea síria, relatam autoridades norte-americanas

Russia posicionou tanques em base aérea síria, relatam autoridades norte-americanas

Diversos
Por

T-90_Bhisma

A Rússia posicionou tanques em uma base aérea síria como parte da intensificação da presença militar no país, disseram duas autoridades norte-americanas nesta segunda-feira (14). As intenções de Moscou ao enviar armamento pesado para a Síria, no entanto, ainda não estão claras.

Uma das autoridades dos Estados Unidos disse que sete tanques russos T-90 foram vistos na base aérea perto de Latakia, um reduto do presidente sírio, Bashar al-Assad. As duas fontes disseram que a Rússia também posicionou artilharia, que disseram ter formação aparentemente defensiva para proteger tropas russas no local.

ratnik 5

A Reuters já havia noticiado que a Russia enviou cerca de 200 fuzileiros navais para a base aérea. Moscou também tem enviado dois voos de carga por dia para a base aérea ao longo da última semana, segundo as autoridades norte-americanas.

A Rússia tem sido pressionada internacionalmente nos últimas dias a explicar o que os EUA e países do Golfo Pérsico dizem ser um aumento significativo de presença militar russa na Síria, onde o Kremlin tem apoiado Assad durante a guerra civil de quatro anos e meio.

Ataque a siria

Os EUA usam o espaço aéreo sírio para liderar uma campanha de ataques aéreos contra o Estado Islâmico, e uma presença russa maior na região aumenta a possibilidade de um encontro nos campos de batalha entre as duas superpotências do período da Guerra Fria.

Rússia e EUA dizem que o inimigo é o Estado Islâmico, que controla grandes porções de território na Síria e no Iraque, mas os russos apoiam o governo de Assad, enquanto os EUA dizem que a permanência do presidente sírio no poder agrava a situação.

FONTE: Agência Reuters

Fonte | Fotos: operacional