News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 19 de April de 2024
Home » Geopolítica » Secretário John Kerry diz não considerar ilegal o repasse de sistemas S-300 para o Irã

Secretário John Kerry diz não considerar ilegal o repasse de sistemas S-300 para o Irã

Diversos
Por

s300

Os EUA não consideram o envio de sistemas terra-ar russos S-300 para Irã como uma infração, mas acreditam que isso poderá trazer consequências negativas, declarou nesta terça-feira o Secretário de Estado norte-americano John Kerry.

“Acredito ser de conhecimento geral que nós temos preocupações em relação ao repasse dos S-300. Mas é sabido também que esse processo começou há cerca de cinco anos, tendo sido mencionado em resolução da ONU como sancionado. Então não se trata da violação de lei ou regras. Apenas consideramos que os tempos não são muito propícios e que o efeito pode ser insatisfatório” – disse Kerry ao fim da reunião em Sochi com o presidente da Rússia Vladimir Putin e o ministro das Relações Exteriores russo Sergei Lavrov.

Sergei Lavrov e John Kerry em Sochi

Após a adesão da Rússia à resolução do Conselho de Segurança da ONU, datada de 9 de junho de 2010 e responsável pela introdução de sérias restrições à venda de armamentos e equipamentos militares ao Irã, a execução do contrato da entrega de 5 unidades russas do sistema de mísseis terra-ar S-300 PMU-1 foi interrompida.

Em resposta a isso, o Irã entrou com uma ação no tribunal de arbitragem em Genebra contra a Rosoboronexport (empresa estatal responsável pela venda e exportação de armamentos e equipamentos militares da Rússia para o exterior), exigindo uma indenização de 4 bilhões de dólares. A questão continua em aberto até os dias atuais. Em abril de 2015 o presidente da Rússia Vladimir Putin assinou um decreto suspendendo a proibição do fornecimento de sistemas S-300 ao Irã.

FONTE : Sputniknews

Fonte | Fotos: operacional