News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » Geopolítica » Ucrânia quer recuperar o controle do tráfego aéreo sobre o Mar Negro

Ucrânia quer recuperar o controle do tráfego aéreo sobre o Mar Negro

Diversos
Por

Kiev quer recuperar controle de tráfego aéreo sobre o Mar Negro © AFP 2015/ Daniel Mihailescu

A Ucrânia planeja retomar o monitoramento e o controle de tráfego aéreo sobre o Mar Negro no âmbito da adesão da Ucrânia ao programa da OTAN sobre a segurança aérea regional,  No entanto, ela não pretende gastar nem um centavo com este projeto, relatou assim aos jornalistas ucranianos o Chefe da Missão da Ucrânia junto a OTAN, Egor Bozhok.

“A fim de retomar a plena capacidade de controlo do espaço aéreo e segurança, no futuro próximo vamos começar um projeto piloto sobre a adesão da Ucrânia ao programa da OTAN sobre a segurança aérea regional. Já houve várias visitas de peritos, que determinaram o objeto a ser ligado a este sistema”, disse Bozhok. O diplomata salientou que, no âmbito do programa, a Ucrânia “não vai gastar um centavo do seu próprio dinheiro”, os aliados vão assumir todos os gastos.

Mais cedo, a Ucrânia introduziu sanções contra companhias aéreas russas, proibindo realizar voos de trânsito, transporte de passageiros e recursos. Mas a Ucrânia não notificou nem as autoridades aéreas russas nem internacionais sobre as restrições aéreas. Na semana passada, as autoridades ucranianas introduziram sanções contra 25 companhias aéreas russas, duas das quais já não existem.

A lista das sanções inclui as maiores transportadoras russas, inclusive a Aeroflot, a Transaero e a Sibir. Foi proibido completa ou parcialmente a estas empresas transportar passageiros e cargas no espaço aéreo ucraniano, bem como realizar voos de trânsito.

FONTE: Sputniknews

Fonte | Fotos: operacional