News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Wednesday, 24 de April de 2024
Home » História » 80 anos de história: Aeroporto Santos Dumont foi o primeiro aerodromo civil do Brasil

80 anos de história: Aeroporto Santos Dumont foi o primeiro aerodromo civil do Brasil

Diversos
Por

sdu decada de 60.2.colorida

Em 16 de outubro de 1936, o Aeroporto do Rio de Janeiro passa a se chamar Aeroporto Santos Dumont, o primeiro aeroporto civil do Brasil, na então Capital Federal. Hoje, 80 anos depois, o Santos Dumont está longe de figurar entre os aeroportos mais movimentados do mundo, mas é o 6º mais movimentado do país, responsável pela maior parte dos voos da ponte aérea Rio-São Paulo, principais centros econômicos do Brasil. Em segundo e terceiro lugar na quantidade de voos do aeroporto, respectivamente, estão Rio-Brasília e Rio-Belo Horizonte.

Pista do Aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro

Localizado a poucos minutos do Centro e da Zona Sul do Rio de Janeiro, o pequeno aeroporto ganha a preferência de muitos que chegam na cidade. Por seus terminais, homens e mulheres em viagens a negócios se misturam a artistas, moradores e visitantes da Cidade Maravilhosa.Mas além da praticidade, a localização do Aeroporto Santos Dumont proporciona uma vista privilegiada da Baia de Guanabara, seja para quem espera a decolagem em seu salão de embarque ou para os sortudos que chegam no aeroporto em uma tarde carioca de céu aberto.Para estes, fica difícil não cair no clichê e lembrar da voz de Tom Jobim (que, não por acaso, deu nome ao Aeroporto Internacional do Rio) cantando “minha alma canta, vejo o Rio de Janeiro…”.

[vsw id=”q9Zsllp7bDw” source=”youtube” width=”790″ height=”480″ autoplay=”no”]

Antigo terminal do Santos Dumont

São duas rotas usadas: uma, por Niterói, passa por cima da ponte e vira de frente para a Baía de Guanabara, com o Pão de Açúcar no fundo, até passar bem pertinho da água (o suficiente para assustar os desavisados) e finalmente chegar na pista de pouso. Uma dica: se você souber que seu voo vai seguir esta rota, reserve sua passagem no lado esquerdo do avião, para aproveitar o melhor da paisagem.A segunda rota é praticamente um tour pelo Rio de Janeiro, mostrando aos passageiros alguns de seus pontos mais famosos: o Maracanã, Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Baía de Guanabara e a cidade vizinha de Niterói, para, finalmente, se aproximar da água e alcançar a pista de pouso. Nesse caso, é válido pegar uma poltrona do lado direito da aeronave.

FONTE: Pureviagem

Fonte | Fotos: operacional