News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 19 de April de 2024
Home » História » Um dos fundadores do EDA tem suas cinzas lançadas sobre o hangar

Um dos fundadores do EDA tem suas cinzas lançadas sobre o hangar

Diversos
Por

 

lancamento_c

Um dos pilotos que fundaram a Esquadrilha da Fumaça nos anos 50, o Tenente-Coronel Cândido Martins da Rosa, falecido em 2013, recebeu uma homenagem na manhã no dia 16 de maio, final de semana no qual ocorreu o “Encontro de Gerações de Fumaceiros 2015”. A filha do piloto, Sandra Martins da Rosa, e a equipe do EDA participaram do ato de lançamento das cinzas do piloto sobre o hangar da Fumaça.

lancamento_b

Muito emocionada, Sandra Martins da Rosa ressaltou que pensou em realizar a homenagem já que seu pai tinha verdadeira paixão por voar. “Um piloto que amava a aviação e começou a voar desde seus 18 anos de idade não poderia ser enterrado. Por isso, tive a ideia de lançar suas cinzas sobre o hangar da Esquadrilha da Fumaça que foi a instituição que ele mais amou trabalhar e que admirou tanto até nos deixar”.

EDA_0305

O Tenente-Coronel Cândido Martins da Rosa faleceu no dia 28 de setembro de 2013 em São José dos Campos (SP). Ele foi integrante do grupo de quatro aviadores que, em suas horas de folga, dedicava seu tempo à acrobacia aérea para incutir confiança aos Cadetes na antiga Escola de Aeronáutica (E.Aer.), no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro.

EDA_0312

Além dele, a primeira equipe era composta também pelos seguintes pilotos: o Comandante Mário Sobrinho Domenech, Paulo Cezar Rosa e Haroldo Ribeiro Fraga. Natural de Santo Angelo (RS), o Tenente-Coronel Martins da Rosa ingressou na Força Aérea Brasileira em 1947 e fez parte da Fumaça durante os anos de 1952 a 1954, tendo sido Ala Direita (nº 2) e Ferrolho (nº 4).

candido_presente_futuro

EDA_0327

FONTE : Esquadrão de Demostração Aérea

Fonte | Fotos: operacional