News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » Internacional » Os Top 3 dos sistemas de guerra eletrônica Russo

Os Top 3 dos sistemas de guerra eletrônica Russo

Diversos
Por

radar

Combates modernos estão aos poucos migrando para os cenários virtuais, onde os aparatos de guerra eletrônica (EW, na sigla em inglês) são usados para atacar cegando radares inimigos ou como meio de defesa contra mísseis. A Gazeta Russa revela os segredos dos três mais eficazes equipamentos de guerra eletrônica produzidos na Rússia.

Khibni : Uma tempestade de raios e trovões

O aparentemente inofensivo Pod instalado na ponta das asas dos aviões de combate é capaz de fornecer proteção contra os mais modernos meios de defesa antiaérea do mundo. Após alertar antecipadamente a tripulação de possíveis ataques, o sistema cria uma “capa eletromagnética” contra os possíveis mísseis atacantes, aumentando a capacidade de sobrevivência da aeronave em até 30 vezes.

Segundo o diretor-geral adjunto do Conglomerado Kret (desenvolvedor e fabricante do sistema EW), Vladímir Mikheev, os caças russos abatidos durante a campanha da Geórgia estavam sem tal proteção, o que causou as perdas devido à sua vulnerabilidade eletrônica.

Moskva-1 :  O observador 


Com ajuda deste complexo radioeletrônico de combate, as tropas russas terão sua capacidade de consciência situacional aumentada, detectando e acompanhando alvos a distâncias de até 400 km (o atual Karpol possui um alcance de 150 km).

O sistema tem como sensor primário um radar passivo que não emite nenhum sinal – apenas capta, processa e analisa os sinais e ondas eletromagnéticas inimigas de forma furtiva, sem revelar a sua posição.

Khasukha-2 : O defensor dos Iskanders


Apesar do nome denotar uma certa amistosidade (krasukha, gracinha em russo), este poderoso sistema de guerra eletrônica foi projetado para destruir os maiores sistemas de controle e alerta aéreo antecipado (AWACS), promovendo a proteção eletrônica de sistemas de defesa aérea, pontos estratégicos, instalações terrestres e tropas deslocadas no terreno.

Os complexos de mísseis tático e estratégicos, como os Iskanders por exemplo, são indefesos no cenário eletrônico. Os Krasukhas serão capazes de “esconder” literalmente os Iskanders até o local e momento de lançamento de seus mísseis. Caso tenha de enfrentar aeronaves AWACS inimigas, o sistema é capaz de promover interferência e supressão de sinais em um raio de até 250 km.

Fonte | Fotos: gazetarussa