News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Internacional » Russia e EUA assinam acordo de segurança para uso do espaço aéreo da Síria

Russia e EUA assinam acordo de segurança para uso do espaço aéreo da Síria

Diversos
Por

o-RUSSIA-USA-facebook

O Ministério da defesa da Rússia e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos assinaram, nesta terça-feira (20), um acordo de segurança para o uso do espaço aéreo da Síria. O objetivo é evitar choques acidentais , já que russos e e norte-americanos promovem operações militares no país. O porta-voz do Pentágono (sede do Departamento de Defesa americano), Peter Cook, explicou que o acordo prevê o uso de frequências de comunicação – uma das quais em solo – entre militares dos dois países. Os termos também estabelecem uma distância mínima de segurança para os aviões de combate.

Peter Cook enfatizou que o acordo não significa nenhuma espécie de cooperação com os russos. Segundo ele, o governo dos Estados Unidos considera a intervenção da Rússia na Síria contraproducente e que só vai piorar a guerra civil no país. Sobre o acordo firmado nesta terça-feira (20), o ministro da defesa da Rússia, Anatoly Antonov, afirmou que esperava assinar um documento mais substancial que estabelecesse uma cooperação nas operações militares. O ministro acusou os Estados Unidos de negligenciarem a lei internacional ao comandar uma coalizão internacional contra posições do Estado Islâmico no país.

Antonov afirmou, ainda, que as operações militares lideradas pelos norte-americanos não têm autorização do governo da Síria e não foram previstas por resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas. A coalizão internacional que combate o Estado Islâmico, sob o comando de Washington, atua na Síria e no Iraque há mais de um ano. Desde setembro, a Rússia comanda ataques aéreos em território sírio com autorização do presidente Bashar Al-Assad. Os russos afirmam que os alvos são terroristas, mas países ocidentais acusam o país de também bombardear rebeldes que lutam para derrubar o governo.

Por: Gislene Nogueira e Nelio Neves Andrade

Fonte | Fotos: agenciabrasil