News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Tuesday, 16 de April de 2024
Home » Marinha » Cerimônia marca o recebimento das 2 aeronaves SH-16 “Seahawk” em US Palm Beach

Cerimônia marca o recebimento das 2 aeronaves SH-16 “Seahawk” em US Palm Beach

Marinha
Por

Esq HS-1  (78)

Uma cerimônia de recebimento dos Helicópteros S-70B da Marinha do Brasil (MB) foi realizada no dia 27 de julho, na empresa Sikorsky Aircraft Corporation, na cidade Norte-Americana de West Palm Beach. As duas aeronaves (designadas na MB como SH-16) pertencem ao segundo lote das seis adquiridas pela Marinha para repor os antigos SH-3 A/B e, além da capacidade antissubmarino, podem atuar em ações antissuperfície.

O Programa contou com a participação do Foreign Military Sales (FMS), órgão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos responsável por intermediar compras de equipamentos militares. Ainda está prevista até 2019 a entrega de um simulador de voo e de missão, que trará uma contribuição significativa ao adestramento, economia e à segurança de voo.

Assinatura da transferência das aeronaves para a Marinha do Brasil

Estiveram presentes à cerimônia o Diretor de Aeronáutica da Marinha, Contra-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo; o Adido Naval nos Estados Unidos da América e Canadá, Contra-Almirante José Roberto Bueno Junior; o Vice-Presidente da Empresa Sikorsky, Bob Kokorda; o Gerente do Programa PMA-299, Capitão-de-Mar-e-Guerra (US Navy) Craig D. Grubb; e o Encarregado do Grupo de Fiscalização e Recebimento, Capitão-de-Mar-e-Guerra Gunther Otto Diehl Junior.

O recebimento destas duas aeronaves, acrescidas às quatro que já estão em operação, ampliará a capacidade de realizar tarefas de detecção, localização, acompanhamento, identificação e ataque a alvos de superfície e submarinos, além de ações de busca e salvamento e reforçará a presença da MB em toda a “Amazônia Azul”.

Esq HS-1  (86)

Nota da Redação : No próximo dia 10 de agosto, um cargueiro C-17 Globemaster III da Força Aérea Norte-Americana virá ao Brasil trazendo à bordo os dois helicópteros destinados à Marinha do Brasil. Os aparelhos serão desembarcado no Aeroporto Internacional de Cabo Frio, onde chegarão desmontadas para um maior aproveitamento do espaço interno da aeronave e logo que todo o tramite alfandegário seja feito pela Receita Federal, elas serão montada no próprio aeroporto de Cabo Frio. Após estarem aptas a voarem, as aeronaves serão abastecidas e seguirão para a Base Aérea de São Pedro da Aldeia, onde serão entregues ao Comandante do Esquadrão HS-1, o Capitão-de-Fragata Marcelo Velloso .

Fonte | Fotos: ccsm