News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 18 de April de 2024
Home » Marinha » Comando do 5º DN realiza cerimônia em Memória aos Mortos da Marinha em Guerra

Comando do 5º DN realiza cerimônia em Memória aos Mortos da Marinha em Guerra

Marinha
Por

Lançamento de coroa de flores na Lagoa dos Patos a bordo da Lancha “Anchova”

Uma cerimônia em Memória aos Mortos da Marinha em Guerra foi realizada, na sede do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN), em Rio Grande (RS), no dia 21 de julho. A solenidade contou com a presença de militares e do Veterano de Guerra da Marinha Mercante, Dorival de Sá Chaves. Na ocasião, foi realizada a leitura da Ordem do Dia do Comandante de Operações Navais.

Em seguida, foi executada, pela Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande, a canção da Divisão Naval em Operações de Guerra, conhecida como a “Canção do Veterano”. Após esta cerimonia, a Capitão-de-Mar-e-Guerra Rozanne Hermann Antunes Gomes, representando o Comandante do 5º DN e o Veterano de Guerra lançaram uma coroa de flores na Lagoa dos Patos, a bordo da Lancha “Anchova” da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul.

Aos 100 anos, Dorival de Sá Chaves se emocionou ao lembrar dos amigos que perdeu durante a Guerra e agradeceu por poder relembrar a data. “Sou muito honrado em ter servido a Marinha”, disse ele. A Marinha do Brasil realiza, anualmente, essa homenagem pelo aniversário do naufrágio da Corveta “Camaquã”, ocorrido em 21 de julho de 1944, durante a 2ª Guerra Mundial.

 

Fonte | Fotos: ccsm