News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Wednesday, 24 de April de 2024
Home » Marinha » Fragata “União” leva ajuda humanitária a vítimas de vulcão em Cabo Verde

Fragata “União” leva ajuda humanitária a vítimas de vulcão em Cabo Verde

Marinha
Por

Navio atracado

Prestes a ser incorporada à Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-Unifil), a fragata brasileira União (F-45) passou por sua primeira missão no país africano de Cabo Verde. A tripulação da embarcação, composta de cerca de 200 pessoas, distribuiu medicamentos, ração humana e barracas para as vítimas da erupção vulcânica da Ilha do Fogo, na nação amiga. O apoio aconteceu na última sexta-feira (30/01) e sábado (1º).

Logo após a atracação, foi realizada a cerimônia alusiva à assinatura do Termo de Doação Humanitária do Governo Brasileiro para as vítimas da erupção vulcânica, pelo Embaixador do Brasil em Cabo Verde, João Inácio Oswald Padilha, e pelo Embaixador José Eduardo Barbosa, representante do Ministério das Relações Exteriores de Cabo Verde.

Também estiveram presentes o Ministro da Defesa Nacional de Cabo Verde, Rui Mendes Semedo; a Ministra da Administração Interna de Cabo Verde, Marisa Helena de Nascimento Morais; o Chefe do Estado-Maior da Forças Armadas de Cabo Verde, General Alberto Barbosa Fernandes; os Deputados Nacionais de Cabo Verde, Eurico Correia Monteiro e o Lourenço Lopes; o Coordenador do Gabinete de Crise, Brigadeiro Antero Matos; Ana Maria Hopffer Almada, da Fundação Dona Ana; o Comandante da Guarda Nacional de Cabo Verde, Coronel Jorge Martins Andrade; além do Ministro Conselheiro da Embaixada Brasileira em Cabo Verde, Alexandre Scultori da Silva e o Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutica do Brasil em Cabo Verde, Capitão-de-Mar-e-Guerra César Augusto Dallacosta Nogueira.

uni_inter

Na ocasião, os presentes tiveram a oportunidade de visitar o Navio e conhecerem as atividades a serem desempenhadas pela Fragata “União” na Missão de Paz no Líbano. No total, foram doados cerca de 12 toneladas de materiais entre barracas de campanha, alimentos e medicamentos.

Em novembro do ano passado, o vulcão localizado em uma das ilhas de Cabo Verde entrou em erupção e expeliu lava por 19 dias. Milhares de pessoas ficaram desabrigadas. Não houve vítimas fatais.

A Fragata União está em trânsito para Beirute, capital do Líbano, onde assumirá a função de nau-capitânia da FTM-Unifil ainda este mês. Este será o 9° contingente da missão – que desde 2011 é comandada pelo Brasil. 

A Marinha tem como missão apoiar a Força Naval do Líbano no patrulhamento e no monitoramento do seu mar territorial por meio de Operações de Interdição Marítima (MIO). O objetivo é prevenir a entrada ilegal de armamentos e contrabandos por via marítima em seu território. Também treinar militares libaneses para que, no futuro, sejam capazes de assumir o controle de suas águas territoriais

Fonte | Fotos: ccsm