News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 19 de April de 2024
Home » Marinha » NApOc “Ary Rongel” realiza comissão no Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade

NApOc “Ary Rongel” realiza comissão no Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade

Marinha
Por

NApOc ''Ary Rongel'' realizando apoio logístico à Ilha da Trindade

O Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) “Ary Rongel” realizou a Comissão “POIT III” (Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade) e “PROTRINDADE” (Programa de Pesquisas Científicas da Ilha da Trindade), no período de 21 de maio a 1º de junho. A comissão faz parte do apoio logístico prestado pela Marinha do Brasil ao POIT bem como ao PROTRINDADE.

O POIT é um destacamento subordinado ao Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN) mantido pela Marinha desde 1957, na Ilha da Trindade, localizada a aproximadamente 600 milhas náuticas, cerca de 1.115 km, de Vitória (ES). O apoio logístico prestado pelo Com1ºDN é realizado a cada dois meses.

São transportados à Ilha gêneros alimentícios e materiais diversos, necessários à subsistência da guarnição e à manutenção das atividades desenvolvidas. O PROTRINDADE foi criado em 2007, com o objetivo de sistematizar a ida de pesquisadores à Ilha, e é coordenado pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar.

A soberania brasileira sobre a Ilha da Trindade é garantida pela presença dos militares da Marinha do Brasil e de pesquisadores que ocupam a ilha permanentemente, assegurando ao País o direito de explorar os recursos existentes em uma área marítima chamada “Zona Econômica Exclusiva”, cuja extensão é de 200 milhas náuticas ao redor dessa posição longínqua do território, constituindo-se em parcela expressiva de nossa “Amazônia Azul”.

Fonte | Fotos: ccsm