News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 19 de April de 2024
Home » Marinha » Navio Oceanográfico “Antares” realiza comissão PNBOIA SE II

Navio Oceanográfico “Antares” realiza comissão PNBOIA SE II

Marinha
Por

 

Militares da Marinha do Brasil

No período de 2 a 19 de dezembro, o Navio Oceanográfico (NOc) “Antares” realizou a Comissão “PNBOIA SE II”, cujo propósito foi o lançamento de duas boias meteoceanográficas de fundeio tipo AXYS. Tais boias fazem parte do Programa Nacional de Boias (PNBOIA) que tem como objetivo a coleta de dados oceanográficos e meteorológicos no Atlântico, por meio de boias de deriva e de fundeio, em apoio às atividades de meteorologia e oceanografia do Brasil.

Dessa forma, no litoral do estado da Bahia, o Navio efetuou o lançamento de uma boia a 560Km da cidade de Porto Seguro. Logo em seguida, na cidade de Salvador, permaneceu do dia 6 ao dia 7 de dezembro, a fim de embarcar uma boia do mesmo tipo para ser reparada no Rio de Janeiro (RJ).

Cumprida a primeira parte da Comissão, o NOc “Antares” em águas do estado de Pernambuco, realizou o lançamento de mais uma boia, esta localizada a 36Km da cidade de Recife (PE). Em seguida, dirigiu-se para o Porto de Maceió (AL), permanecendo atracado do dia 10 ao dia 15 de dezembro.

Durante a estadia em Maceió, o Navio esteve aberto à visitação pública, recebendo também 31 integrantes da Associação de Delegados da Escola Superior de Guerra, entre militares e civis, que puderam conhecer alguns compartimentos do Navio, bem como as atividades desenvolvidas por este meio.

Fonte | Fotos: ccsm