News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Marinha » Seminário debate Geopolítica do Petróleo na Escola de Guerra Naval

Seminário debate Geopolítica do Petróleo na Escola de Guerra Naval

Marinha
Por

Audiência atenta ao seminário no Auditório Tamandaré

Foi realizado, no Auditório Tamandaré, o V Seminário de Geopolítica do Petróleo da Escola de Guerra Naval. O evento ocorrido em março, foi organizado pelo Laboratório de Simulações e Cenários do Centro de Estudos Político-Estratégicos. Parte do currículo da disciplina de Geopolítica dos Cursos de Política e Estratégia Marítimas e de Estado-Maior para Oficiais Superiores, o Seminário objetivou apresentar e debater a conjuntura, desafios e perspectivas para a indústria do petróleo no Brasil e no Mundo.

O evento foi dividido em três partes. Na primeira, o Engenheiro da Petrobras, Elie Abadie, fez uma retrospectiva sobre a importância do petróleo na matriz energética mundial e brasileira, bem como uma síntese sobre os principais investimentos da empresa, visando o aumento da produção e da capacidade de processamento de petróleo no Brasil. Na segunda parte, a Professora, integrante da empresa Deloitte e colaboradora no mestrado em Estudos Marítimos, Fernanda Delgado, apresentou as vulnerabilidades dos países exportadores de petróleo. A última parte foi reservada para os debates.

Além dos oficiais-alunos dos dois cursos, estiveram presentes ao Seminário mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), instrutores, pesquisadores e Oficiais da Tripulação.

Fonte | Fotos: ccsm