News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 25 de April de 2024
Home » Ministério da Defesa » Brasil e Argentina disputam comando da Escola de Defesa Sul-Americana

Brasil e Argentina disputam comando da Escola de Defesa Sul-Americana

Ministério da Defesa
Por

jaques augustn

Em sua recente viagem a Buenos Aires o ministro da Defesa Jacques Wagner, junto com seu colega de pasta argentino Agustin Rossi, declarou aos jornalistas, que no final da semana que vem será inaugurada oficialmente, em Quito, a primeira Escola de Defesa Sul-Americana. Ambos ministros irão ao Equador participar do evento, considerado histórico pelos países que formam a União de Nações Sul-americanas (Unasul).

O que os ministros Wagner e Rossi não confirmaram é quem estará no comando da escola, designação ainda em suspenso, justamente por divergências entre Brasil e Argentina. A nomeação deve ser por consenso, algo que ainda não foi alcançado no âmbito da Unasul já que os governos Dilma Rousseff e Cristina Kirchner apresentaram diferentes candidatos para o cargo.

O governo brasileiro propôs o nome de Antônio Jorge Ramalho da Rocha, um especialista em defesa, professor da Universidade de Brasília, que já dirigiu o Departamento de Cooperação do Ministério da Defesa e integrou a Assessoria de Defesa da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Já a Casa Rosada defende a escolha de Jorge Battaglino, atual diretor da Escola de Defesa nacional, que funciona dentro do Ministério da Defesa argentino.

A queda-de-braço entre os dois países não foi comentada por ambos ministros, mas fontes argentinas e brasileiras confirmaram que a decisão da Unasul ainda não foi anunciada pela falta de consenso. O Brasil esperava que o governo argentino apoiasse o nome de Antônio Jorge e a proposta de Battaglino foi uma desagradável surpresa.

No entanto, fontes argentinas disseram que “o Brasil tem mais peso dentro da Unasul e deverá conseguir impor seu candidato”. — A Argentina quis apresentar um candidato próprio, mas sabe que está em desvantagem — disse uma fonte local.

Espera-se que o nome escolhido seja anunciado no final da semana que vem, em Quito. Para a Unasul, a criação da primeira Escola de Defesa regional, que tem, entre outros objetivos, construir uma política de defesa comum para o continente, é importantíssima.

Na coletiva com Wagner, o ministro argentino admitiu que a relação entre ambos países é “tensa e intensa”. A definição sobre a escola de defesa é uma das tensões que ronda, atualmente, o vínculo entre os dois principais sócios do Mercosul e da Unasul.

FONTE : Montedo.com

Fonte | Fotos: operacional