News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Wednesday, 24 de April de 2024
Home » Ministério da Defesa » Filme sobre participação brasileira na 2ª Guerra Mundial tem pré-estreia em Brasília

Filme sobre participação brasileira na 2ª Guerra Mundial tem pré-estreia em Brasília

Ministério da Defesa
Por

Estrada 47

A pré-estreia do filme A Estrada 47, do diretor Vicente Ferraz, aconteceu ontem em Brasília. O longa-metragem conta a história de soldados brasileiros que lutaram ao lado das Forças Aliadas durante a Segunda Guerra Mundial.  A estreia nacional será nesta quinta-feira (07), data que antecede o Dia da Vitória na Europa. No dia 08 de abril de 1945, tropas do nazifacismo se renderam ao Alto Comando das Forças Aliadas e da antiga União Soviética.

O filme relembra os 25 mil soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que, enviados para a Itália, lutaram ao lado dos países Aliados (Estados Unidos, Inglaterra, França e URSS) contra os inimigos, representados pelo Eixo: Alemanha, Itália e Japão. Os pracinhas, como ficaram conhecidos os soldados brasileiros, não possuíam vestimentas apropriadas para enfrentar o rigoroso inverno europeu, sequer estavam preparados para combater o poderoso Exército alemão.

Na ficção, o sopé da montanha do Monte Castelo serve de palco para os atores que representam quatro soldados brasileiros. Na vida real, após quatro tentativas fracassadas, a tropa brasileira acompanhada da 10ª Divisão de Montanha norte-americana conseguiu tomar o monte, no dia 21 de fevereiro de 1945. A conquista de Monte Castelo era muito importante por sua posição estratégica para os aliados.

A Estrada 47, co-produção entre o Brasil, Itália e Portugal, foi eleito o melhor longa-metragem na 42ª edição do Festival de Cinema de Gramado em 2014. O primeiro filme brasileiro de ficção sobre a Segunda Guerra foi gravado na Itália e presta uma homenagem aos soldados brasileiros que lutaram bravamente contra as forças nazistas.

Fonte | Fotos: ministeriodadefesa