News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Ministério da Defesa » Ministério da Defesa completa hoje 16 anos com reconhecimento na sociedade civil

Ministério da Defesa completa hoje 16 anos com reconhecimento na sociedade civil

Ministério da Defesa
Por

16-Anos-do-MD

Nesta quarta-feira (10), o Ministério da Defesa (MD) completa 16 anos de criação. Fundado para ser um órgão de interlocução entre os meios civil e militar, a pasta coleciona importantes conquistas ao longo desses anos, além de se consolidar na realização de operações conjuntas entre as Forças Armadas.

Entre os avanços destacam-se o fato de o Ministério da Defesa ser o 5º maior orçamento da Esplanada, com recursos da ordem de R$ 17,028 bilhões para 2015 em custeio e investimento. Sobre o assunto, o ministro da Defesa disse que apesar do contingenciamento, a instituição não terá nenhum projeto parado. “Fomos um dos menos cortados e tenho certeza que cada um de vocês [funcionários] saberá compreender que esse ajuste é para a retomada do crescimento”, disse o ministro em mensagem aos funcionários.

Parte do prestígio da Defesa é fruto dos projetos estratégicos fundamentais ao país que estão reunidos sob sua coordenação, como o Programa de Submarinos da Marinha (Prosub), o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) do Exército e o programa FX-2 (que prevê a aquisição dos caças Gripen NG) da Força Aérea.

“Quero aproveitar a data de hoje para agradecer a cada um de vocês que nos ajudam a fazer o ministério cada vez mais reconhecido, não só na Esplanada, mas principalmente entre a sociedade civil brasileira”, manifestou Jaques Wagner em alusão ao aniversário do MD.

De acordo com o ministro, em seu primeiro ano à frente do órgão pôde observar a harmonização das três Forças, por meio da interoperabilidade, do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) e da Secretaria-Geral.

Projetos sociais

O MD possui, ainda, um viés social diversificado. É a instituição que fica responsável por iniciativas que beneficiam crianças, jovens e adultos não somente com atividades culturais, mas também com qualificação profissional.

Projeto Rondon leva cultura e cidadania para comunidades brasileiras

Os principais projetos em curso são o “Rondon”, que leva oficinas de meio ambiente, cidadania, educação, saúde e outras a populações de municípios em vulnerabilidade social; o “Soldado Cidadão”, que possibilita a capacitação de recrutas em mecânica, panificação, motorista de caminhões e empilhadeiras, eletricista, e mais, para que tenham emprego após saírem da carreira militar; o “Forças no Esporte”, que leva modalidades como judô, natação e atletismo a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, e ainda prevê reforço escolar e aulas de música e dança; e o “Calha Norte”, que busca atender às carências vividas pelas comunidades locais, por meio da realização de obras estruturantes, como a construção de rodovias, portos, pontes, escolas, creches, hospitais, poços de água potável e redes de energia elétrica.

É por meio do EMCFA – vertente militar da Defesa – que são levadas adiante ações subsidiárias de apoio a comunidades, a exemplo do que acontece em ações conjuntas de auxílio a vítimas de enchentes e demais catástrofes naturais, além do atendimento médico e odontológico a populações ribeirinhas.

Grandes Eventos

Cabe ainda à Defesa atuar na coordenação de grandes eventos realizados no Brasil. Desde 2007 até 2016, serão as atividades desta natureza: Pan-Americano, Jogos Mundiais Militares, Rio + 20, Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Nesses casos, o ministério trabalha com a articulação entre Marinha, Exército e Aeronáutica na defesa de estruturas críticas, como usinas hidrelétricas e nucleares e redes de fornecimento de água; no emprego de militares para apoiar a segurança pública e em caráter de contingência; em ações de defesa química, radiológica e nuclear em estádios e ginásios; entre outros.

Em 2015, mais de 40 eventos-testes de diversas modalidades esportivas acontecerão no Rio de Janeiro, em preparação às Olimpíadas de 2016 – que contará com 37 mil militares em atuação.

Cerimônia

Como parte das solenidades em comemoração ao aniversário do Ministério da Defesa serão agraciadas personalidades civis e militares com a Ordem do Mérito da Defesa. A solenidade acontece na manhã desta quarta-feira (10), no Clube da Aeronáutica de Brasília. A Comenda foi criada pelo Decreto 4.263, de 10 de junho de 2002.

Fonte | Fotos: ministeriodadefesa