News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » Segurança Pública » Beltrame apresenta projeto para mudar Estatuto do Desarmamento

Beltrame apresenta projeto para mudar Estatuto do Desarmamento

Diversos
Por

Jose-Mariano-Beltrame

O Secretário de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro em conjunto com setores do Governo Estadual concluíram  as propostas que serão apresentadas à bancada fluminense do Congresso para uma eventual mudança do Estatuto do Desarmamento. Entre as sugestões, adiantadas ao GLOBO pelo secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, está o aumento da pena para o porte de arma de uso restrito, de seis para oito anos de prisão.

A Aquisição, o fornecimento ou transporte de granadas ou explosivos passariam a ser punidos com seis a 12 anos de prisão. O documento vai propor ainda que o uso de armas de brinquedo e simulacros capazes de atemorizar vítimas durante a prática de um crime seja penalizada com até três anos de detenção.

O texto será entregue na quarta-feira com uma carta expondo os motivos da iniciativa e uma manifestação de apoio a projetos de lei que também tenham o objetivo de produzir uma legislação mais rígida.

armas do crime

O Estatuto do Desarmamento contribuiu muito para a redução da letalidade, embora o país tenha uma média de 52 mil mortos por armas de fogo por ano. Isso é um dado importante, pois mostra que ainda vivemos um estado de barbárie — avaliou Beltrame.

O que acontece no Rio é que temos armas de alto poder bélico e explosivos. Os bandidos mantêm seus territórios com o auxílio desse armamento, que tem um potencial muito grande em razão de sua energia e alcance, de dois a três quilômetros, e que também produz pesados estragos por meio de estilhaços de balas. Já estamos tirando os territórios deles, agora temos que evitar que mantenham seus arsenais. Para isso, precisamos endurecer a legislação.

FONTE : O Globo

Fonte | Fotos: operacional