News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 19 de April de 2024
Home » Segurança Pública » Novo helicóptero do GAM terá visão noturna, piloto automático e câmeras

Novo helicóptero do GAM terá visão noturna, piloto automático e câmeras

Diversos
Por

GAM

O Grupamento Aeromóvel (GAM) da Polícia Militar do Rio que fica em Niterói, vai ganhar dois helicópteros novos. Um deles o EC145 da Helibras, chega ao estado no segundo semestre. A aeronave está pronta na cidade Itajubá no estado de  Minas Gerais onde fica a sede do fabricante, aguardando apenas a liberação na Alfândega já que tem equipamentos importados.

O segundo helicóptero ainda não tem data para ser entregue à corporação, o GAM tem 190 policiais e fez 13 anos neste sábado. A nova arma da PM no combate ao crime é uma super máquina com visão noturna, blindagem, capacidade para 11 pessoas — mais que as outras aeronaves da instituição —, e voa com auxílio de instrumentos, o que significa que pode operar no piloto automático, o que os atuais helicópteros da PM não fazem. Com o EC 145 sobe para oito o número de aeronaves do GAM.

Os helicópteros foram comprados pela Secretaria de Segurança Pública no valor de R$ 60 milhões, o montante inclui além do preço das aeronaves custos com treinamento dos pilotos e equipamentos que foram instalados neles. O helicóptero vem com óculos de visão noturna e câmeras que transmitem em tempo real (FLIR) as imagens feitas pela aeronave.

ec145ma

Essas filmagens são geradas para o Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Segurança (CICCR), e para as bases móveis do GAM montadas em caminhões nas áreas onde o grupamento faz operações. Do helicóptero os policiais auxiliam a equipe em terra na captura de criminosos já que tem visão privilegiada.

A comunicação entre eles é feita pelo rádio. Na sede do GAM também há uma sala onde os policiais podem acompanhar a movimentação nas principais vias da cidade e na Ponte Rio/Niterói enquanto outros da tropa voam. Foi de lá que mês passado, eles monitoraram o protesto de funcionários do Comperj que fechou a ponte.

Como este novo helicóptero vamos poder também voar em condições climáticas adversas, além de termos mais segurança porque a blindagem é mais resistente que a dos outros. Outra grande vantagem é a capacidade de transportar um número maior de policiais em relação às nossas outras aeronaves, e isso vai vai facilitar e agilizar nosso trabalho, avalia o comandante do GAM tenente-coronel Miguel Francisco Ramos Junior.

Foto  Fabio Gonçalves  Agência O Dia.2

Desde dezembro seis pilotos estão sendo treinados para que o grupamento possa usar a nova aeronave assim que ela chegar. “Nossos pilotos ficarão mais qualificados, já que essa aeronave tem comandos mais complexos. É um salto de qualidade no nosso serviço”, comemora o oficial.

Para ser piloto da PM é preciso fazer um curso por três meses. Entre eles, há três mulheres, uma dela é a capitão Daniela Rhadou. “As pessoas ficam surpresas com minha profissão. É um desafio”, conta ela. O super helicóptero será um equipamento importante para a segurança durante as Olimpíadas de 2016, no Rio.

Aeronaves do GAM foram usadas em ações humanitárias e incêndios

Além das operações policiais é função do GAM patrulhar as vias expressas e rodovias, atuar em ações humanitárias, e em incêndios. Mês passado, uma aeronave foi usada no combate ao fogo no Shopping Nova América, em Del Castilho. O GAM auxiliou o Corpo de Bombeiros, com o puçá — saco para transportar água — o helicóptero jogou água nos pontos altos do imóvel.

Foto  Fabio Gonçalves  Agência O Dia

A aeronave também já foi utilizada para transporte de órgãos que seriam transplantados, “mas o estado adquiriu outra aeronave para isso”, explicou o tenente-coronel Miguel Francisco Ramos Junior. O trabalho do GAM também foi fundamental na tragédia da Região Serrana devastada pela chuva em 2011, eles levaram comida e água e socorreram pessoas onde só se chegava pelo ar.

Outra ação emblemática do grupamento foi a retirada de uma prensa de mais de uma tonelada usada por traficantes no Complexo do Alemão durante a retomada da região em 2010. “Ela não sairia dali se não fosse por cima porque as ruas são muito estreitas e era muito pesada”, lembra o oficial.

FONTE : Jornal O Dia

Fonte | Fotos: operacional