News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 25 de April de 2024
Home » Eventos » Jato de transporte militar KC-390 sobrevoa a cidade de São José dos campos (vídeo)

Jato de transporte militar KC-390 sobrevoa a cidade de São José dos campos (vídeo)

Diversos
Por

1º voo do KC-390.5

O jato de transporte militar KC-390, produzido pela Embraer, sobrevoou São José dos Campos (SP) no começo da tarde desta terça-feira (2) e aterrissou na pista do aeroporto da cidade. Essa foi a primeira vez que o modelo, fabricado em Gavião Peixoto (SP), esteve no Vale do Paraíba. De acordo com a empresa, os voos de teste do protótipo têm acontecido desde outubro do ano passado. A aeronave tem mais de 100 horas de voo e os ensaios estão previstos para durar entre 18 e 24 meses. Essa é a maior aeronave produzida no Brasil, segundo a empresa.

Para iniciar a produção do modelo em série, a Embraer espera receber a certificação do jato KC-390 até o final de 2017. As primeiras entregas da aeronave estão previstas para o primeiro semestre de 2018. O voo sobre a cidade nesta terça despertou a curiosidade de trabalhadores da Embraer e moradores de São José. Esposa de um funcionário da empresa, Shenia de Paiva Souza, soube do voo do cargueiro e foi até uma passarela da Via Dutra, próxima ao aeroporto, para assistir com o filho o pouco do avião. “Era mais ou menos 12h quando avistamos o KC, ele é enorme e fazia um barulho que chamava atenção. Vimos o avião dar duas voltas antes de aterrissar”, disse ao G1.

KC-390

O avião cargueiro é capaz de transportar até 26 toneladas a uma velocidade de 470 nós (870 km/h), com capacidade de operar em pistas austeras, inclusive não pavimentadas, ou danificadas. Sua fuselagem acomoda cargas de grandes dimensões, com acesso por meio da rampa. A aeronave pode ser reabastecida em voo. Diferentes tipos de cargas podem ser transportados pelo KC-390, como pallets, veículos, helicópteros, tropas de até 80 soldados equipados, até 66 paraquedistas, macas para evacuação aeromédica, sendo até 74 macas padrão Otan ou configurações mistas.

Encomenda

A Embraer e o Comando da Aeronáutica assinaram o contrato para a produção seriada de 28 aeronaves modelo KC-390. Além da encomenda da Força Aérea Brasileira, existem intenções de compra outros países totalizando 32 aeronaves.

Fonte | Fotos: g1