News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » Exército » 1° Esquadrão de Cavalaria Leve celebra o dia do soldado com ação educativa

1° Esquadrão de Cavalaria Leve celebra o dia do soldado com ação educativa

Exército
Por

  20160824_142022 copy

Trabalho em equipe, hierarquia, disciplina e espírito de corpo. São estes valores raros em nossa sociedade, mas tão caros ao Exército Brasileiro, que o 1° Esquadrão de Cavalaria Leve, Esquadrão Tenente Amaro, decidiu ofertar a juventude sul fluminense na celebração do dia do soldado.

Apostando na máxima de educar o jovem para não punir o adulto, aproximadamente 30 jovens entre 9 e 13 anos, se apresentaram na unidade no dia 24 de agosto de 2016 para o início de 24 horas de muita diversão, ensinamentos e ralação.

Com o apoio de sargentos da unidade, diversas oficinas foram desenvolvidas durante todo dia: pistas de cordas, atividades com blindado EE-11 Urutu, o tradicional cabo-de-guerra e o bom e velho futebol. Fatigados, mas muito animados, os bravos recrutinhas aeromóveis do Esquadrão Tenente Amaro receberam, ao cair da noite, adestramento de higiene bucal com a dentista da unidade. Dentes escovados foi hora de abrigarem-se nas barracas de campanha da unidade para enfrentar a noite e o frio característico da região.

“Eu gostei muito do soldado por um dia. Gosto muito do Exército, da FEB e adoro vir ao Esquadrão. Sempre faço novos amigos aqui. É a segunda vez que eu participo e este ano foi ainda mais irado. Os sargentos que nos ensinam as coisas são muito legais, eles se transformam em nossos amigos.” – declarou animado o “recrutinha” Miguel Cilento, de 9 anos.

No dia 25, data magna de Duque de Caxias, os recrutinhas acordaram ao toque do clarim, hastearam o pavilhão nacional e foram visitar o museu da unidade onde tomaram conhecimento da fantástica história da Força Expedicionária Brasileira e puderam constatar a importância da unidade que os recebia.

Formados no pátio do Esquadrão, os jovens puderam participar da formatura alusiva ao dia do Soldado. Presidida pelo comandante da unidade Maj Daniel Vargas dos Santos, a solenidade contou com a presença do comandante do 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado Maj Leonardo Pires Condé, do novo comandante nomeado do Esquadrão Cap. Rafael Pereira, do prefeito da cidade de Valença Sr. Alvaro Cabral da Silva, do secretário de fazenda Cel. Paulo Roberto Russo, ex-comandante do 1° Esqd C L, do presidente da Associação Comercial de Valença Sr. Sebastião Vieira, de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira e de integrantes do 28° Grupo Escoteiro do Ar Olave Saint Clair, que enviou um recrutinha e um escotista para participar da atividade. Na ocasião, foram premiados os alunos, da rede pública e privada da cidade, que venceram o concurso de redação promovido pela Associação dos Ex-combatentes do Brasil.

Ao fim do evento era visível no olhar dos jovens o cansaço e a felicidade pela participação na 2ª edição no projeto “Soldado por um dia – 1° Esqd C L”. Para os recrutinhas foram 24 horas de diversão, para a nação são trinta novas pequenas mudas que frutificarão civismo, disciplina e determinação fazendo a diferença em nossa sociedade.

Fonte | Fotos: operacional