News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » Exército » Grupo Montese celebra 73 anos com criação de espaço cultural

Grupo Montese celebra 73 anos com criação de espaço cultural

Exército
Por

20161206_091547-copy

No dia de hoje (06) a guarnição da Vila Militar passou a contar com mais um importante centro e preservação da história militar brasileira: o Espaço Cultural Hugo Panasco Alvim, inaugurado nas dependências do 11° Grupo de Artilharia de Campanha, na cidade do Rio de Janeiro.

Concebido pelo Cel Fabiano Lima de Carvalho, comandante do 11° GAC, o espaço foi totalmente planejado e desenvolvido para contar a história do Grupo Montese, desde a sua criação até os dias de hoje. Para montar um espaço confortável e museograficamente moderno, a unidade contou com o apoio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), que fez o investimento financeiro necessário ao empreendimento e ofertou a consultoria de seus militares especializados.

O nome escolhido para batizar o espaço foi o do Gen Hugo Panasco Alvim, primeiro comandante da unidade e responsável por comandar o Grupo durante a campanha da Itália. Além de sua brilhante passagem pelo 11° GAC, o Gen Panasco Alvim foi comandante da Academia Militar das Agulhas Negras e da Força Armada Interamericana Brasileira – FAIBRÁS.

A solenidade que marcou a inauguração do espaço cultural e celebrou o 73° aniversário da unidade foi presidida pelo Gen Div Mauro Sinotti Lopes, comandante da 1° Divisão de Exército, e contou também com a presença do Gen Ex Gleuber Vieira, ex-ministro do Exército e ex-comandante do 11° GAC; do Gen Bda Kleber Nunes de Vasconcelos, comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista; e do Gen Bda Adilson Carlos Katibe, comandante da Artilharia Divisionária da 1ª DE. Na ocasião foi prestada homenagem ao Cel Amerino Raposo Filho, de 95 anos, ex-integrante do III Grupo de Artilharia (20º GAC) no teatro de operações da Itália e que eventualmente utilizava as viatutas do IV Grupo durante a campanha.

O atual 11º Grupo de Artilharia de Campanha “Grupo Montese”, é uma das mais tradicionais organizações militares do Exército Brasileiro. Criado em 1943 como 1º Regimento de Artilharia Pesada Curta, foi logo integrado a Força Expedicionária Brasileira. Durante a campanha da Itália na Segunda Guerra Mundial, recebeu a designação de IV Grupo de Artilharia e se destacou por ser a única unidade de artilharia brasileira a operar peças 155mm. A unidade também ganhou projeção por ter cumprido o maior número de missões de tiro da campanha, consumindo sozinho mais da metade do total de granadas lançadas pela FEB. Acionado para atuar no cerco à 148ª Divisão Alemã, foi deslocada para Collecchio-Fornovo, mas não chegou fazer fogo com suas peças 155. Suas viaturas, entretanto,  foram usadas para o deslocamento do 6º Regimento de Infantaria, sob o comando do Cel Nelson de Melo. Por sua brilhante atuação na campanha da Itália recebeu, em 1978, a designação histórica de ‘‘Grupo Montese’’.

Fonte | Fotos: operacional