News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 19 de April de 2024
Home » Exército » Museu Militar Conde de Linhares celebra 18 anos

Museu Militar Conde de Linhares celebra 18 anos

Exército
Por

20161007_100705-copy

Há 18 anos, no dia 12 de outubro, o tradicional bairro de São Cristóvão passou a contar com mais um museu em seu rico inventário: o Museu Militar Conde de Linhares. Instalado no tradicional bairro imperial do Rio de Janeiro, onde outrora funcionou o CPOR/RJ e depois o Comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, o museu figura hoje como principal referência no país para estudo da historiografia militar brasileira, em especial de sua moto mecanização.

Abrigado em um prédio em estilo eclético, construído em 1921, o museu conta com uma biblioteca com um acervo de 15 mil exemplares e cinco exposições permanentes: Evolução do armamento; Força Expedicionária Brasileira (FEB); tropa em marcha; sala Major Elza e pátio dos blindados, onde modelos únicos podem ser encontrados.

Em 2016, a solenidade que marcou a comemoração 18º aniversário do Museu foi realizada no dia 07 de outubro. A formatura militar foi presidida pelo GenDiv Décio dos Santos Brasil, vice-chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército; e contou com a presença do Gen Bda Severino de Ramos Bento da Paixão, diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército; do Cel Júlio Teodorico Nascimento Netto, diretor do Museu Histórico do Exército e Comandante do Forte de Copacabana; do Cel Antonino de Jesus Brum, administrador do Museu Militar Conde de Linhares; além de convidados ilustres e 170 alunos de várias instituições de ensino que aproveitaram, ao máximo, a oportunidade de conheceram o Planetário Itinerante, montado por uma equipe do MAST nas instalações do MMCL. Na ocasião, foram entregues diplomas de “Amigo do Museu” à pessoas e instituições que demonstraram amizade e colaboração com o Museu durante o ano de 2016.

Durante os seus 18 anos de existência o museu vem se destacando com diversas atividades cívico-militares e projetos culturais de grande porte. Sem dúvida é hoje o principal ponto de contato da população com a história militar brasileira. Atualmente o museu é subordinado ao Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana,  e esta subordinação administrativa provoca polêmica entre pesquisadores do tema no país. Segundo historiadores e pesquisadores, não faz sentido o museu militar de maior expressão do país não possuir a autonomia necessária para alçar voos ainda maiores em benefício de sua missão fim, a preservação e divulgação da história e dos feitos do Exército Brasileiro. A transformação do MMCL em uma organização militar subordinada ao DPHCEX ou sua subordinação ao Arquivo Histórico do Exército são temas que estão na pauta da Força e que são vistas com bons olhos por pesquisadores e pela comunidade acadêmica.

O Museu Militar Conde de Linhares funciona de terça a domingo, inclusive feriados, das 10h às 17h. Para os adultos o ingresso custa R$ 4,00, estudantes e idosos pagam R$ 2,00 e militares das Forças Armadas, maiores de 80 anos, grupos escolares agendados e menores de 10 anos  são isentos. O museu funciona na  Av. Pedro II, nº 383 – São Cristóvão. Informações: (21) 2589-9581

Fonte | Fotos: operacional