• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
História

Evento no Rio de Janeiro marca o lançamento de grupo de pesquisa em história militar

Por   Redação

Um evento de confraternização realizado no pé da serra de Tinguá no último sábado (10/03) marcou o primeiro encontro de associados do recém criado Grupo de Pesquisa de História Militar Duque de Caxias, na cidade do Rio de Janeiro.  Para chegar ao local do encontro nossa equipe contou com o apoio de uma das viaturas preservadas do grupo, pois a chuva recente castigou a estrada local. Ao chegarmos no evento, logo  percebemos que o tema do dia seria a história militar. O churrasco alimentava o ânimo das animadas rodas de bate-papo que versavam pelos mais variados temas, desde as cruzadas, passando pela conquista de Monte Cassino e chegando aos conflitos modernos do Oriente Médio. Em uma área mais espaçosa do local, dois blindados controlados por pai e filho, entravam em combate e levavam os integrantes do clube ao delírio, cada um torcendo pelo seu favorito.

Agradecemos o convite da coordenação do Grupo de Pesquisa de História Militar Duque de Caxias pelo convite e pelo agradável dia junto à natureza e ao conhecimento. Temos a certeza que foi  primeiro de muitos e que as frutíferas propostas do grupo renderam grandes resultados para a população fluminense.

Os interessados em conhecer mais do grupo podem acessar a página da instituição nas redes sociais e ficar por dentro dos eventos e atividades: https://www.facebook.com/GPHMDC/

Sobre o Grupo de Pesquisa de História Militar Duque de Caxias

Criado no Rio de Janeiro, o grupo tem por objetivo atuar na preservação e divulgação da história militar brasileira para a sociedade, tirando o tema do ambiente acadêmico e o disseminando junto à população.  Uma dos pilares do grupo é de que o conhecimento é algo dinâmico e conseqüência das ações e interações das pessoas com as informações e conhecimentos trocados, de acordo com as experiências adquiridas ao longo do tempo. Neste contexto, um das principais propostas do grupo é a manutenção de um ambiente agradável e de constante congraçamento entre os associados, possibilitando uma importante interação e o desenvolvimento de eventos abertos que levem a população o conhecimento do passado e o entendimento e valorização do presente.

Composto por professores universitários, historiadores, militares, profissionais liberais e entusiastas o grupo possui diversas linhas de pesquisa em história militar, além de um destacamento de viaturas militares preservadas e um destacamento de reencenadores históricos, o Grupo de Pesquisa de História Militar Duque de Caxias recebe associados de todo o Brasil e está aberto para todos que tenham interesse pelo tema e alinhamento com as propostas da instituição.

, , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Temporada hípica da EsEqEx

Dia do Exército – 1ª DE

Campeonato de salto do Exército Brasileiro

©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.