• Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • RSS

Mercado & Indústria

Gripen realiza primeiros disparos de mísseis Meteor de produção

Por   

Meteor-no-Gripen-1 Gripen-dispara-míssil-Meteor-foto-FMV

Em cooperação com a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV), a Saab conduziu com sucesso os primeiros disparos de testes da versão desenvolvida para produção em massa do míssil Meteor, armamento ar-ar guiado por radar. A informação foi divulgada em notas da Saab e da FMV nesta segunda-feira, 1º de julho.

Segundo as notas, com esses disparos o Gripen C/D se tornou o primeiro sistema de caça de combate no mundo com a capacidade de disparar essa versão do Meteor, que foi desenvolvida ainda para os caças Eurofighter e Rafale.

Os disparos foram feitos no final de junho, visando um alvo controlado remotamente. O teste demonstrou o funcionamento da separação do caça e o link entre o míssil e a aeronave, assim como a capacidade do míssil adquirir o alvo, e verificou o apoio de comando desenvolvido para o piloto.

Michael Östergren, diretor de projeto do Meteor na FMV, afirmou que ficou “impressionado” com os resultados conseguidos conjuntamente e que isso confere “considerável confiança” no trabalho contínuo de integração do Meteor no Gripen.

O Meteor é uma arma do tipo BVRAAM (Beyond Visual Range Air-to-Air Missile – míssil ar-ar para emprego além do alcance visual) desenvolvida para engajar alvos aéreos a longas distâncias. O míssil é resultado de um projeto de desenvolvimento europeu colaborativo envolvendo Suécia, França, Itália, Espanha, Alemanha e Grã-Bretanha.

Segundo Lennart Sindahl, chefe da área de negócios aeronáuticos da Saab, ressaltou a liderança do sistema de caça de combate Gripen, “com grandes oportunidades para para a contínua integração de novas capacidades, como armas e sensores, de maneira rápida e custo-efetiva graças à nossa maneira eficiente de trabalhar e ao inovador projeto do Gripen.” Ele ressaltou que, no que se refere a defesa aérea, “o Gripen com seu radar Saab PS05 e o míssil Meteor representam o melhor do mundo.”

A equipe de testes incluiu pessoal da Saab, FMV e da britânica MBDA. Ao longo do outono (terceiro trimestre no Hemisfério Norte) testes adicionais serão realizados para que a entrega das novas capacidades possa ser feita ao longo de 2014.

Fonte | Fotos: operacional

, , , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Formatura do Treinamento Específico de Auxiliar de Precursor

Dia Internacional do Peacekeeper no CCOPAB

Temporada hípica da EsEqEx