• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Reportagens

71º Aniversário da criação do 1º Grupo de Aviação de Caça

Por   

Escudo Senta Púa

O 1ºGpAvCa foi formado em 18 de dezembro de 1943, e foi composto por pilotos da FAB, voluntários. O grupo, foi criado para atuar durante a Segunda Guerra Mundial, e teve como seu primeiro comandante o então Major-Aviador Nero Moura, que havia trabalhado na aviação do exército e servia no Gabinete do Ministério da Aeronáutica.

CAMP-ITALIA-26

O núcleo do 1° GAvCA era constituído por 32 oficiais e praças. Todos se submeteram a um processo de instrução aérea nos Estados Unidos durante sete meses, após concluírem um período de treinamento no Brasil. O Republic P-47 foi escolhido como avião do grupo por sua força e resistência em combate.

sentapua2

O ciclo de Instrução foi concluído no dia 31 de agosto de 1944. No dia 19 de setembro, o 1°GAvCa embarcou para a Itália. Ao chegar ao porto de Nápoles, eles se depararam com a real destruição da guerra, e, sem condições de desembarcar, deslocaram-se para o porto de Livorno, onde chegou no dia 6 de outubro, partindo imediatamente para a Base Aérea de Tarquínia. Em 11 de novembro, o 1° Grupo de Aviação de Caça abriu fogo contra o nazismo. Ao total, foram foram 445 missões.

Aniversário do 1º GAvCa (49)

E com este histórico de vitórias, os militares que hoje compõem o Grupo de Aviação de Caça realizaram ontem (18/12) na Base Aérea de Santa Cruz, a formatura alusiva ao 71º aniversário de criação do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa). Estiveram presentes veteranos que fizeram história nos campos italianos e militares que fizeram parte da história do Grupo de Aviação de Caça.

Aniversário do 1º GAvCa (21)Aniversário do 1º GAvCa (48)Aniversário do 1º GAvCa (22)Aniversário do 1º GAvCa (14)Aniversário do 1º GAvCa (50)Aniversário do 1º GAvCa (51)Aniversário do 1º GAvCa (52)Aniversário do 1º GAvCa (10)Aniversário do 1º GAvCa (4)Aniversário do 1º GAvCa (13)

Senta à Pua!!

 

, , , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Temporada hípica da EsEqEx

Dia do Exército – 1ª DE

Campeonato de salto do Exército Brasileiro

©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.