News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Tuesday, 23 de April de 2024
Home » Força Aérea » 71º Aniversário da criação do 1º Grupo de Aviação de Caça

71º Aniversário da criação do 1º Grupo de Aviação de Caça

Força Aérea

Escudo Senta Púa

O 1ºGAvCa foi formado em 18 de dezembro de 1943, e foi composto por pilotos da FAB, voluntários. O grupo, foi criado para atuar durante a Segunda Guerra Mundial, e teve como seu primeiro comandante o então Major-Aviador Nero Moura, que havia trabalhado na aviação do exército e servia no Gabinete do Ministério da Aeronáutica.

CAMP-ITALIA-26

O núcleo do 1° GAvCA era constituído por 32 oficiais e praças. Todos se submeteram a um processo de instrução aérea nos Estados Unidos durante sete meses, após concluírem um período de treinamento no Brasil. O Republic P-47 foi escolhido como avião do grupo por sua força e resistência em combate.

sentapua2

O ciclo de Instrução foi concluído no dia 31 de agosto de 1944. No dia 19 de setembro, o 1°GAvCa embarcou para a Itália. Ao chegar ao porto de Nápoles, eles se depararam com a real destruição da guerra, e, sem condições de desembarcar, deslocaram-se para o porto de Livorno, onde chegou no dia 6 de outubro, partindo imediatamente para a Base Aérea de Tarquínia. Em 11 de novembro, o 1° Grupo de Aviação de Caça abriu fogo contra o nazismo. Ao total, foram foram 445 missões.

Aniversário do 1º GAvCa (49)

E com este histórico de vitórias, os militares que hoje compõem o Grupo de Aviação de Caça realizaram ontem (18/12) na Base Aérea de Santa Cruz, a formatura alusiva ao 71º aniversário de criação do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa). Estiveram presentes veteranos que fizeram história nos campos italianos e militares que fizeram parte da história do Grupo de Aviação de Caça.

 

Fonte | Fotos: Operacional