News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 19 de April de 2024
Home » Eventos » Domingo Aéreo do Museu Aeroespacial

Domingo Aéreo do Museu Aeroespacial

Diversos

MUSAL_PUBLÍCO E AO FUNDO AERONAVES C-130 HÉRCULES E C-115 BÚFALO

Mais um ano e como já e de praxe o Museu Aeroespacial (MUSAL), abriu suas portas para mais um belo evento em alusão ao dia do aviador. Este ano o dia escolhido foi o dia 19 de outubro, data que marca o extraordinário feito de Alberto Santos Dumont no céu de Paris.

Estiveram presentes ao show aéreo aeronaves das Forças Armadas e civis que abrilhantaram o evento. O show aéreo do MUSAL já foi um dos mais tradicionais do país e hoje ainda mantém o carisma de ser realizado no berço da aviação militar nacional. Embora ainda bastante disputado, este ano foi possível perceber uma diminuição no público presente ao evento.

Domingo Aéreo Musal 2014 (3)

Embora com uma gama bem variada de atrações, a participação das aeronaves militares sempre atrai a maior atenção do público e este ano não foi diferente. A Marinha do Brasil se fez representada pelo Esquadrão HA-1 com um AH-11 Super Lynx, armado com uma metralhadora .50 em cabide externo. Já a Aviação do Exército foi representada por um AS365 Pantera do 2º BAvEx.

Domingo Aéreo Musal 2014 (52)

Ainda em processo de adaptação a nova aeronave, a Esquadrilha da Fumaça (EDA) enviou dois A-29A Super Tucano para exposição estática, tendo ao comando de uma das aeronaves o Ten.-Cel Av Gobett, comandante da esquadrilha. Sempre muito atencioso, o Fumaça 01 respondia aos fãs da esquadrilha a pergunta mais realizada no momento: Quando vocês vão voltar a se apresentar? “Ainda faltam algumas etapas a serem feitas, não existe ainda uma previsão concreta”, explicava os sempre sorridentes Ten Cel Av Gobett e Cap Av Conrado.

Domingo Aéreo Musal 2014 (57)

Já figura comum na da Base Aérea dos Afonsos, o 3º/8º Grupo de Aviação, participou do evento com um CH-34 Super Puma do 3º/8º Esquadrão Puma. Uma equipe do Para-sar embarcada na aeronave realizou uma apresentação de rapel e de McGuire, um  método utilizado para extrair uma equipe através de cordas quando o helicóptero de exfiltração não poder pousar no local. Um verdadeiro show de arrojo e profissionalismo dos militares da FAB!!!

Domingo Aéreo Musal 2014 (46)

O 1ºGAvCa e o 1º/16º Grupo de Aviação, representaram a Aviação de Caça com seus  F-5EM e A-1B. O público foi ao delírio com passagens baixas e estrondosas. Era entusiasmaste a alegria das crianças a cada rasante dado e cada manobra feita pelas aeronaves.

Uma aeronave H-60L BlackHawk do 7º/8º Grupo de Aviação, de passagem pelo Campo dos Afonsos, fez questão de aterrissar no pátio do MUSAL e realizar algumas passagens baixas e manobras. Sem dúvida uma iniciativa da tripulação do BlackHawk e que agradou muito ao público presente.

Entre as aeronaves em exposição estática, destaque para o C-130H, aeronave recentemente incorporada ao acervo do MUSAL. A aeronave, que havia sido modernizada recentemente pela Força Aérea, completa 60 anos de atividade na FAB em 2015 e agora pode ser contemplada pelos visitantes do museu.

As aeronaves civis também representaram muito bem a aviação geral no evento. O piloto Tike Bazaia, abordo de um NA T-6 pintando com as cores do United States Marine Corps, rasgou o céu do Campo dos Afonsos, com seu motor Pratt & Whitney R-1340-AN1 de 9 cilindros.

O som único do motor radial fez os mais nostálgicos voltarem no tempo e recordarem do saudoso Cel.Braga e o seu T-6 (PR-TRB), que sempre nos agraciava com suas manobras arrojadas e inspirou muitas vocações aeronáuticas.

Domingo Aéreo Musal 2014 (69)

Fechando o dia a Esquadrilha CEU, liderada pelo experiente piloto Gustavo Albrecht, realizou uma surpreendente apresentação, com manobras pouco esperadas em aeronaves experimentais, tirando o fôlego do público presente e fechando com chave de ouro este tradicional evento no Campo dos Afonsos.

Aos entusiastas e amantes da aviação que, em geral marcam em seu calendário o dia deste evento, me despeço com uma até breve, pois o que são 365 dias…nada não é?

Fonte | Fotos: Operacional