News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Tuesday, 23 de April de 2024
Home » Força Aérea » Esquadrão Gordo opera no Circulo Polar Ártico

Esquadrão Gordo opera no Circulo Polar Ártico

Força Aérea
Por

Voo sobre o Artico

O Esquadrão Gordo (1º/1º GT) sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), conhecido por operar a aeronave C-130 Hércules no continente Antártico, cumpriu mais uma missão em temperaturas extremas. A tripulação atravessou o Atlântico e o Circulo Polar Ártico para chegar a cidade de Kiruna, a 1.200 km ao norte de Estocolmo, capital da Suécia.

Desembarque de Carga

O voo foi realizado em apoio ao Programa Espacial Brasileiro. Dois motores foguetes, que fazem parte do veículo de sondagem VSB 30, foram entregues à Alemanha para serem utilizados no Centro de Lançamento de Esrange, na Suécia.

Os motores, projetados e fabricados com tecnologia 100% nacional no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), organização do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), são certificados pela Agência Espacial Europeia e exportados para países Europeus.

Aeroporto de Kiruna

“Foi muito gratificante participar dessa missão e contribuir com o Programa Espacial Brasileiro”, afirma o comandante da aeronave, Capitão Reinaldo Alves.

Fonte | Fotos: cecomsaer