News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Geopolítica » Submarino, a arma silênciosa e invisível dos mares

Submarino, a arma silênciosa e invisível dos mares

Diversos
Por

IMG_0079

Os submarinos são poderosos instrumentos de dissuasão e suas características operacionais conferem importante dimensão ao Poder Naval, sendo um dos pilares de nosso Sistema de Defesa.

Os submarinos com propulsão convencional têm como fonte de energia, tanto para propulsão quanto para o uso a bordo, um conjunto de baterias recarregadas através do acionamento de grupos diesel-geradores instalados a bordo.

submarino-hms-ocelot-repro

Este sistema necessita de um estoque de combustível e oxigênio proveniente do ar atmosférico, fazendo com que o submarino se torne lento e vulnerável. Sua autonomia dificilmente chega aos 40 dias de operação.

Prosub_submarinos

Já nos submarinos com propulsão nuclear, a energia provém da fissão nuclear em reatores termo-nucleares. A sua reserva de energia é muito maior que a de um submarino convencional, não precisando recorrer ao ar atmosférico para gerar essa energia.

SUBTICS-600x450

Os submarinos nucleares possuem maior potência, podendo operar com maior velocidade que um submarino convencional, além de operarem submersos por longos períodos, ficando sua autonomia limitada apenas pela resistência humana.

SUBMARINO NUCLEAR BRASIL

Se o valor estratégico de um submarino convencional é inquestionável, pode-se imaginar o de um submarino nuclear, principalmente para o cumprimento da missão constitucional de defender a soberania, integridade territorial e interesses marítimos do País.

FONTE : CTMSP

Fonte | Fotos: operacional