News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Saturday, 20 de April de 2024
Home » História » Vídeo de um Dogfight entre dois F-14 Tomcat contra dois MiG-23 Líbios

Vídeo de um Dogfight entre dois F-14 Tomcat contra dois MiG-23 Líbios

Diversos
Por

1987_09_19

Em 4 de janeiro de 1989 próximo a da costa da Líbia, dois F-14 A Tomcat baseados a bordo do porta-aviões USS John F. Kennedy são alertados sobre um par de caças MiG-23 Floggers Líbios.

Os MiG-23 havia decolado de Al Bumbaw Airfield, perto de Tobruk, os F-14 A Tomcats foram ao encontro dos MIGs e usando o seu poderoso radar AWG começaram o que chamam de bloqueio de radar. Normalmente este bloqueio de radar resultaria na retirada dos MIGs de volta para a Líbia, mas desta vez não foi o que aconteceu.

HighFlight-SplashTwoMiGs6

Os F-14 Tomcats foram ameaçados pelos MIGs que apontaram seus mísseis AA-7 Apex e os Tomcats foram autorizados a se envolverem em um combate com os MiGs. Durante esta batalha aérea que durou de seis a oito minuto, os MiGs continuaram a ameaçar os Tomcats e finalmente, depois de várias tentativas de contornar a ameaça radar dos caças líbios,os dois MiG-23 foram detectados pelo radar de varredura e assim declarados hostis, e com isso as tripulações dos F-14 foram autorizadas a engajar o combate real com os caças inimigos.

1986_03_12

A tripulação do F-14 que liderava, disparou um míssil AIM-7 Sparrow que não atingiu o seu alvo, enquanto o segundo míssil AIM-7 encontrou o seu alvo, destruindo um dos MiG-23. O F-14 líder tendo o segundo MiG-23 em seu HUD travado disparou agora um míssil AIM-9 Sidewinder, que detonou próximo a saída da turbina do MiG. Ambos os pilotos dos MiG-23 conseguiram se ejetar de seus caças destruídos.

mig 23

O Northrop Grumman F-14 Tomcat era o caça interceptor da U.S Navy de longo alcance e serviu a Marinha de 1974 até 2006, como um caça de superioridade aérea. Os F-14 Tomcat foram aposentado pela Marinha em dezembro de 2006, onde foram substituídos pelos F-18 Super Hornet que estão em serviço atualmente. clique aqui para assistir ao vídeo.

F-14_Tomcat_VF-14

Fonte | Fotos: operacional