News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 25 de April de 2024
Home » Marinha » Helibras entrega primeiro EC725 produzido no Brasil

Helibras entrega primeiro EC725 produzido no Brasil

Marinha
Por

EC725_Marinha do Brasil_Eurocopter_helicóptero_helicopter_Asa Rotativa

A Helibras faz a entrega oficial hoje (13), às 11 horas, em sua fábrica em Itajubá (MG), da 12ª unidade do helicóptero militar EC725, a primeira que passou por todas as etapas de produção da empresa no país, e que será destinada à Marinha do Brasil.

A aeronave foi recebida pela Comissão Coordenadora do Programa de Aeronaves de Combate (COPAC) e entregue à Marinha. Essa realização é resultado do contrato assinado em 2008 com o Ministério da Defesa para fabricação local, dentro do programa HXBR, de 50 aeronaves destinadas às Forças Armadas, com transferência de tecnologia, alto índice de nacionalização e um amplo envolvimento da cadeia industrial brasileira.

helibrasec725testediv5

Este é o primeiro helicóptero que passa por todas as etapas de produção no país que corresponde à quarta etapa de transferência de tecnologia e nacionalização do conteúdo, realizando no Brasil as atividades da montagem, que inclui pacote de missão, pista e entrega.

Os demais 11 EC725 entregues às Forças Armadas já receberam, no Brasil, itens de pré-equipagem, equipagem elétrica e mecânica, cablagem, caixa de transmissão, rotor e toda a configuração básica, além dos ensaios em voo. A frota do modelo que opera nas três Forças completou 5 mil horas de voo no mês passado.

EC725_Helibras

A Helibras também recebeu um novo reconhecimento de cooperação industrial no âmbito do programa H-XBR no valor de mais de 66 milhões de euros, que se refere a vários processos cumpridos pela empresa.

Foram reconhecidas atividades como as de conclusão do primeiro kit de cablagens elétricas para o cone de cauda e desenvolvimento de sistemas de missão do EC725 produzidos na planta de Itajubá de intercâmbio de funcionários, planejamento de recursos empresariais e treinamentos na matriz Airbus Helicopters para capacitação do Centro de Engenharia da empresa na modernização de aeronaves militares.

04._linha_ec725._helibras_mjumpei

O novo Termo de Reconhecimento de Créditos de Cooperação Industrial foi emitido pelo Ministério da Defesa (MD) por meio da Comissão Coordenadora do Programa de Aeronaves de Combate (COPAC), depois de auditoria conduzida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).

O valor do reconhecimento significa que a Helibras trouxe para o país a quantia de mais de 66 milhões de euros em termos de investimento, transferência de tecnologia, know-how e geração de empregos.

i364026

Desde a implantação do programa do EC725, mais de 600 profissionais foram contratados pela Helibras e o cronograma de atividades estabelecidos em contrato, no que tange as responsabilidades da Helibras e Airbus Helicopters, encontra-se rigorosamente dentro do prazo e do orçamento previsto, após a inauguração da nova fábrica em 2010 e a implantação de um moderno Centro de Engenharia que permitiu capacitar a empresa para conceber, desenvolver e produzir o almejado “helicóptero brasileiro” a partir de 2020.

Sobre a Helibras

 A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros e completou, em 2014, 36 anos de atividades. Desde a sua fundação, em 1978, a empresa já entregou mais de 750 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo, fabricado em Itajubá (MG). Em 2012, começou a produzir o modelo EC725 (militar), tendo construído uma nova linha de montagem e ampliado todas as suas instalações para esse novo programa. A Helibras é subsidiária da Airbus Helicopters, que pertence ao Airbus Group, pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Com participação de 47% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras é líder de mercado e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 850 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, produz e customiza diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Em 2012, a empresa registrou faturamento total de R$ 351,586 milhões. Mais informações: www.helibras.com.br.

Sobre a Airbus Helicopters

A Airbus Helicopters, antes Eurocopter, é uma divisão do Airbus Group, pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionados à defesa. Empregando mais de 23.000 pessoas no mundo, a Airbus Helicopters é o líder mundial na fabricação de helicópteros com uma participação de 46% nos mercados civil e governamental. A frota da empresa soma cerca de 12.000 helicópteros operados por mais de 3.000 clientes em aproximadamente 150 países. A presença internacional da Airbus Helicopters é marcada por suas subsidiárias, com participação em 21 países, e por sua rede mundial de centros de serviços, treinamento, distribuidores e agentes certificados. A gama de helicópteros civis e militares da Airbus Helicopters é a maior do mundo e compõe um terço da frota global de aeronaves civis e governamentais. A principal prioridade do grupo é garantir a operação segura de suas aeronaves para os milhares de pessoas que voam mais de 3 milhões de horas por ano em seus modelos.

FONTE : Convergência Comunicação Estratégica

Fonte | Fotos: operacional