News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Mercado & Indústria » Vídeo – Embraer realiza o primeiro teste de rolagem do KC-390 em Gavião Peixoto

Vídeo – Embraer realiza o primeiro teste de rolagem do KC-390 em Gavião Peixoto

Mercado & Indústria
Por

kc 390

Na última sexta-feira (05/11), o clima era de apreensão em Gavião Peixoto (SP), onde fica as instalações da EMBRAER Defesa & Segurança e principal pista de testes da EMBRAER no Brasil. No asfalto, a aeronave de transporte KC-390 fazia seu primeiro teste em solo, ponto de partida para o voo inaugural de qualificação.

A empresa já acionou os dois motores e parte dos principais sistemas de funcionamento da aeronave de transporte militar, cujo desenvolvimento custou R$ 4,6 bilhões ao governo federal, por meio da Força Aérea Brasileira (FAB). O resultado foi considerado positivo.

O GLOBO obteve com exclusividade um breve e inédito registro do teste do KC-390. Nas imagens é possível verificar algumas manobras do avião em solo, que ocorreram conforme a previsão, segundo relato de fontes ouvidas pela reportagem. O teste serve para verificação do funcionamento dos motores, da integração de sistemas e também para aferir a eficiência das manobras em solo.

Esta é a primeira imagem revelada do KC-390 depois da sua apresentação ao público, que ocorreu em 21 de outubro, também em Gavião Peixoto. Um outro protótipo está em desenvolvimento. De acordo com a Embraer, dada a complexidade dos sistemas, não é possível determinar a data exata para o voo inaugural. Porém, a empresa trabalha com a hipótese de fazê-lo voar ainda em dezembro.

Estrategicamente, a Embraer quer executar o voo em 2014 para apontar ao mercado que o cronograma de desenvolvimento do KC-390 segue rigorosamente os prazos estipulados, o que é incomum no setor aeronáutico. Ainda assim, o KC-390 só voará depois que a segurança da operação estiver absolutamente testada.

Por ora, a FAB já encomendou 28 unidades do KC-390, mas a Embraer já tem cartas de intenções de outros cinco países ? Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca ? para a aquisição de outros aviões, totalizando 32. A primeira entrega do KC-390 está prevista para o segundo semestre de 2016.

O KC-390 é uma aeronave de transporte tático. Pode realizar missões como o transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e resgate e combate a incêndios florestais. O avião é capaz de transportar até 26 toneladas de carga a uma velocidade de 470 nós (870 km/h). clique aqui e veja o video com a movimentação da aeronave.

FONTE : O Globo

Fonte | Fotos: operacional