News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Tuesday, 16 de April de 2024
Home » Exército » 23º Contingente da BRAENGCOY encerra 2ª fase do preparo para a Missão no Haiti

23º Contingente da BRAENGCOY encerra 2ª fase do preparo para a Missão no Haiti

Exército
Por

23 BRAENGCOY4

Entre os dias 19 e 23 de outubro, o 23º Contingente da Companhia de Engenharia de Força de Paz (BRAENGCOY), que atuará na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), realizou a segunda fase do preparo centralizado, o Exercício Básico de Operações de Paz (EBOP). O Exercício foi conduzido pela própria Companhia, em conjunto com o 9º Batalhão de Engenharia de Combate (9º BE Cmb). Durante o EBOP, a Companhia passou a funcionar como se estivesse no Haiti. As missões foram atribuídas aos pelotões e foram acompanhadas por um Oficial Controlador e Avaliador (OCA), que observou a conduta de toda a equipe envolvida no Exercício, para que as oportunidades de melhoria fossem apontadas.

Ainda no começo da manhã do dia 19, foram desencadeadas missões de reconhecimento de engenharia e levantamento topográfico, etapas anteriores à execução das obras. Outra missão nesse dia foi a simulação da Inspeção de Prontidão Operacional (Operational Readiness Inspection – ORI), atividade periódica realizada pela Seção de Apoio Integrado à Missão, da MINUSTAH, no Haiti. No dia 20, após o reconhecimento realizado um dia antes, foram iniciadas as obras de melhorias nas instalações, que simulavam uma base da FPU (Unidade de Polícia Formada) do Paquistão, além disso, realizou-se, ainda, a perfuração de um poço artesiano.

Na noite de 21 de outubro, o Plano de Contingenciamento 2015-1 (CONPLAN) foi desencadeado, simulando a atuação da Companhia após um desastre natural. O cenário, montado pelo 9º BE Cmb, trouxe o realismo necessário para que os militares da Companhia treinassem como se estivessem realmente em uma situação na qual múltiplas vítimas estivessem necessitando de socorro médico. No penúltimo dia do EBOP, 22 de outubro, a Companhia simulou a guarda de um ponto estratégico durante uma manifestação que, após a chegada de reforço da tropa, foi dispersada, simulando uma operação de controle de distúrbio. E, por fim, no último dia, mais uma atividade complexa, outro CONPLAN, dessa vez envolvendo o resgate em estruturas colapsadas.

Paralelamente a essas atividades operacionais, a BRAENGCOY desenvolveu uma atividade cívico-social no Pelotão Esperança, projeto que atende 50 crianças de Aquidauana e Anastácio (cidades do Mato Grosso do Sul).  A partir do encerramento do EBOP, o 23º Contingente da BRAENGCOY passa a realizar a última fase do preparo centralizado, o Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP), coordenado pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB).

Fonte | Fotos: ccomsex