News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » Exército » A 4ª Brig Cav Mec recebeu as suas viaturas VBTP-MR Guarani

A 4ª Brig Cav Mec recebeu as suas viaturas VBTP-MR Guarani

Exército
Por

4 bcm.1

Foi realizado na manhã desta terça-feira (17) no comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada Brigada Guaicurus em Dourados, o recebimento das viaturas blindada “Guarani” de transporte pessoal sobre rodas (VBTP). Os novos veículos que foram fabricados em 2014 substituirão os tradicionais “Urutu e Cascavel” que estão há mais de 40 anos no país.

A VBTP-MR Guarani foi desenvolvida pela Iveco do Brasil, como parte do programa de modernização do Exército. Eles contam com inovações tecnológicas como capacidade de navegação por GPS ou inercial e aviso de detecção por laser. Estamos recebendo viaturas de ponta de uma série com alta tecnologia e visando o desenvolvimento que o Exército vive no momento. Elas são inovadoras, trazendo mais segurança.

4 bcm.2

Com toda a tecnologia de bordo, sua célula de vida ou seja a proteção da guarnição dentro da viatura é o que existe de mais moderno no pais, disse o General de Brigada Rui Yutaka Matsuda comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, e da nova série de oito viaturas que chegarão para a região elas serão divididas com as brigadas de Amambai, Ponta Porã e Bela Vista.

Até 2016 contaremos com 32 viaturas como estas que serão usadas em diversas situações, como por exemplo, as com necessidade de proteção blindada, já que elas substituirão as Urutu e Cascavel, explicou o General Matsuda. A viatura é composta por uma guarnição com três pessoas, o comandante, um motorista e um atirador e ainda pode levar em seu interior até nove combatentes equipados.

4 bcm.8

Ela conta ainda com baixa assinatura térmica e de radar, proteção blindada para munição perfurante incendiária e minas anticarro, sistema de Consciência Situacional, torre automática com canhão 30mm, utilização de visão noturna e reparo automatizado para metralhadora .50 ou 7,62 mm.

A guarnição que irá conduzir a viatura já está recebendo o treinamento adequado por engenheiros militares do exército e da fabricante. As atividades são realizadas na brigada 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Amambai.

4 bcm.94 bcm.114 bcm.124 bcm.104 bcm.74 bcm.64 bcm.54 bcm.44 bcm.3

FONTE & FOTOS : Dourado News / Joandra Alves

Fonte | Fotos: operacional