News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » Exército » Centro de Instrução de Blindados Recebe Instrutor Estrangeiro

Centro de Instrução de Blindados Recebe Instrutor Estrangeiro

Exército
Por

Oficial Alemao (3)

O Centro de Instrução de Blindados General Walter Pires iniciou nesta última quinta-feira, dia 5 de março, uma nova etapa em sua historia, ao receber um oficial estrangeiro para desempenhar a função de instrutor dos cursos e estágios ministrados no Estabelecimento de Ensino.

A partir desta data até meados do mês de maio o Tenente-Coronel Horst Blankenburg do Exército Alemão, passa a integrar o Corpo Docente do CI Bld, como parte de um intercâmbio entre o Centro de Treinamento de Blindados de Munster, na Alemanha e o Centro General Walter Pires.

Oficial Alemao (1)

No ano de 2014, uma comitiva do Exército Alemão esteve no Brasil para conhecer oportunidades de intercâmbio de instrutores e o CI Bld foi uma das unidades de ensino visitada. Ao final do mesmo ano a visita foi retribuída, ocasião em que foi informado que já havia sido designado um oficial para o desempenho da função no ano de 2015 e que o interesse maior do Exército daquela Nação Amiga.

O objetivo seria conhecer a sistemática de planejamento e de execução dos nossos cursos e estágios e, em contrapartida, compartilhar conhecimentos a respeito do emprego real de meios blindados, em particular no Afeganistão.

Oficial Alemao

Cumpre destacar que o Exército Brasileiro nunca empregou meios blindados sobre lagartas em um conflito armado. Apesar disso, a qualidade do desempenho dos militares brasileiros em intercâmbios e cursos no exterior, aliada à prontidão operacional das unidades blindadas e mecanizadas tem chamado a atenção dos Exércitos de países com experiência real no emprego desses meios.

Oficial Primeira

O fato de o CI Bld ser selecionado para esta iniciativa ratifica o trabalho realizado ao longo dos seus 19 anos de existência e é fruto da dedicação, do profissionalismo e do conhecimento técnico e operativo de todos os militares, que passaram pela OM, em particular daqueles que participaram da sua criação na 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, ainda sediada no Rio de Janeiro, e cunharam o lema que até hoje nos motiva.

Oficial Alemao (2)

 SOMOS, PORQUE QUEREMOS SER.

FONTE : Centro de Instrução de Blindados

Fonte | Fotos: operacional