News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Wednesday, 24 de April de 2024
Home » Exército » Comando Militar do Planalto realizou o reconhecimento e a segurança de área na posse Presidencial

Comando Militar do Planalto realizou o reconhecimento e a segurança de área na posse Presidencial

Exército
Por

Cmdo Mil Planalto

No dia 1º de janeiro, o Coordenador de Segurança de Área, General de Brigada Sérgio da Costa Negraes, acompanhado do Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Planalto, Coronel Carlos Henrique Guedes, realizou voo de reconhecimento Aéreo nos trajetos a serem percorridos pela Presidente da República, Dilma Rousseff, durante a Cerimônia de Posse Presidencial.

Cmdo Mil Planalto.5

Para prover a Segurança de Área foram utilizadas quatro aeronaves, duas modelo HA-1 (Esquilo) equipadas com o Sistema Olho da Água (SOA) – que permite transmitir em tempo real imagens do evento para o Centro de Operações do CMP. Mais duas aeronaves (modelo EC725 e Cougar) apoiam a atividade. Para o cumprimento da missão, 29 militares do 1º e 2º Batalhões de Aviação do Exército (BAvEx), localizados em Taubaté (SP) e do 3º BavEx, em Campo Grande (MS), estão na Capital Federal desde o dia 27 de dezembro.

Cmdo Mil Planalto.2

E ainda no Dia 1º de janeiro, o Comando Militar do Planalto (CMP), integrado com as órgãos de segurança pública, conduziu as atividades de Segurança de Área e de Cerimonial da Posse Presidencial. Os trabalhos foram acompanhados diretamente pelo Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Racine Bezerra Lima Filho, e pelo Comandante da 3ª Brigada de Infantaria, General de Brigada Sérgio da Costa Negraes, Coordenador de Segurança de Área. As ações de Segurança e de Cerimonial foram monitoradas diretamente pelo Centro de Operações .

Cmdo Mil Planalto.4

Foi possível acompanhar, em tempo real, a movimentação na Esplanada dos Ministérios e nas áreas onde ocorreu o evento – por meio das câmeras de vigilância da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, do Ministério da Defesa e do próprio Comando Militar. Outras atividades inseridas na coordenação de segurança de área foram escoltas de autoridades; ações de segurança de área; operações aéreas; controle do espaço aéreo; atividades de engenharia de tráfego; segurança dos itinerários e operações especiais.

Cmdo Mil Planalto.3Cmdo Mil Planalto.6Cmdo Mil Planalto.7

 

Fonte | Fotos: ccomsex