News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 19 de April de 2024
Home » Exército » Cursos de especialização para as novas Viaturas Blindadas

Cursos de especialização para as novas Viaturas Blindadas

Exército
Por

Simulador KMW

A Tropa Blindada tem experimentado uma crescente e necessária modernização nos últimos dez anos, desde a mudança de sede do Centro de Instrução de Blindados (CI Bld) do Rio de Janeiro-RJ para Santa Maria-RS, em 2004, passando pela aquisição das Viaturas Blindadas da Família Leopard 1BR. A maioria dessas mudanças atingiu a Função de Combate Movimento e Manobra, entretanto, duas aquisições já trazem impactos significativos à Função de Combate Fogos: a aquisição da VBC DAAe¹ Gepard 1A2 e da VBCOAP² M109 A5 + BR.

Estas aquisições enquadram-se no Projeto Estratégico do Exército (PEE), que busca renovar a obtenção da Capacidade Operacional Plena da Força, e envolvem direta ou indiretamente dois estabelecimentos de ensino: o CI Bld e a Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe). Desde a sua antiga sede, no Rio de Janeiro, o CI Bld ministra cursos de operação das diversas plataformas blindadas, inclusive o Curso de Operação da VBCOAP M108 e M109 A3.

gepard

Para atender à adoção da nova plataforma da Artilharia de Campanha, esse curso está sofrendo mudanças, pois o M109 A5 + BR está trazendo uma série de alterações técnicas que impactam profundamente a forma de emprego das Seções e das Baterias. Segundo a Portaria Nº 131-EME, de 22 de junho de 2015³, que aprova a Diretriz de Implantação Projeto da VBCOAP M109 A5+ BR, o CI Bld terá diversas tarefas voltadas à especialização de oficiais e sargentos de Artilharia e sargentos de Material Bélico.

Caberá ao Centro realizar cursos de operação e de manutenção, além de um novo curso, destinado aos Comandantes de Linha de Fogo. Em se tratando da especialização de Artilheiros Antiaéreos na operação da VBC DAAe Gepard 1 A2, as atividades de ensino tiveram início em 2013, com a designação de 24 (vinte e quatro) militares para o Curso de Capacitação desse novo Produto de Defesa (PRODE) na República Federal da Alemanha.

IMI na visita tecnica

Após o retorno dessa equipe de especialistas ao Brasil, já em 2014, a EsACosAAe conduziu o primeiro estágio geral da VBC DAAe GEPARD com o objetivo de capacitar oficiais e sargentos para exercerem funções que exijam conhecimentos técnicos e práticas especializadas para a operação dessa viatura. O universo de seleção são os 3º e 2º sargentos e os tenentes da Arma de Artilharia, possuidores do curso de Artilharia Antiaérea, que, prioritariamente, estejam servindo em Organizações Militares (OM) detentoras da VBC DAAe Gepard 1 A2.

Em paralelo ao estágio da EsACosAAe, a Unidade Didática “Sistema DAAe GEPARD 1 A2” foi inserida no Plano de Disciplina dos Cursos de Artilharia Antiaérea para Oficiais e Sargentos, principais cursos da EsACosAAe. Atualmente, a carga horária destinada ao ensino desse PRODE possui 28 (vinte e oito) horas, com foco principal nos assuntos Chassi, Normas de Segurança, Munição 35 mm, Manutenção de 1º Escalão, Operação da Torre AAe, Orientação da VBC DAAe GEPARD e Verificações Gerais.

PCI 4ºGAAAe EsACosAAe  EDT Fila 20.10.2014

A EsACosAAe, em seus cursos, habilita o oficial e o sargento no emprego técnico do material e no emprego tático da Artilharia Antiaérea. Durante as trinta e cinco semanas do curso, o aluno é levado a adquirir a competência no emprego técnico da viatura Gepard, abrangendo matérias como, por exemplo, chassi, munições, operação de torre, sistema de navegação e normas de segurança, além do emprego tático desse material.

Com o intuito de especializar recursos humanos na área de manutenção da VBC DAAe Gepard, também foram enviados militares para a cidade de Munique – República Federal da Alemanha, para realizar o Curso de Manutenção, na modalidade “On Job Training” e adquirir treinamentos nas áreas de manutenção dos canhões 35mm Oerlikon e manutenção eletrônica da torre.

visitaalemanha

Cabe destacar que uma das partes do ciclo de capacitação inicial do material é o Curso de Operador do Simulador do Gepard, que foi realizado, do mesmo modo, em Munique, no ano de 2014, ocasião em que foram habilitados 03 (três) oficiais possuidores do curso de formação básica do operador da VBC. Especificamente a respeito do Gepard, o CI Bld e a EsACosAAe têm buscado uma maior aproximação, com a finalidade de identificar elementos de complementariedade nas suas atividades de ensino, tendo em vista que o referido material é de dotação de Baterias Antiaéreas das Brigadas Blindadas.

Nesse sentido, em 2014, uma comitiva de oficiais daquela Escola, chefiada pelo seu então Comandante, Coronel Carvalho, passou duas jornada no CI Bld, discutindo oportunidades de cooperação. Sendo assim, as novas plataformas da Artilharia Blindada já apontam um novo horizonte de modernidade, com os desafios inerentes à especialização de recursos humanos.

Gepard 1A2 foto 2

O CI Bld está atento à implantação da nova plataforma da Artilharia de Campanha e se preparando para participar ativamente do seu processo de implantação. Já com relação ao Gepard, juntamente com a EsACosAAe, o Centro General Walter Pires está procurando mitigar possíveis óbices por meio de troca de informações, cooperações de instruções e sugestões comuns.

Aos Comandantes das Unidades e Subunidades que irão operar o material sugere-se o acompanhamento das iniciativas em andamento, para que a operacionalidade da Tropa Blindada continue a ser referência de conhecimento técnico, prontidão e modernidade no âmbito da Força Terrestre.

Obuseiro-M109

AÇO, BOINA PRETA, BRASIL!

Nota da Redação: O Autor Alex Alexandre de Mesquita, é Tenente.-Coronel da Arma de Cavalaria e Comandante do Centro de Instrução de Blindado, contou com a colaboração do Major da Arma de Artilharia Elisandro Rodrigues de Freitas Cunha, Instrutor da EsACosAAe e do 1º Tenente da Arma de Artilhara Tiago Alvez Ebling, Instrutor do CI Bld.

Referências: (1) VBC DAAe: Viatura Blindada de Combate de Defesa Antiaérea. (2) VBCOAP: Viatura Blindada de Combate Obus Autopropulsado. (3) Publicada no Boletim do Exército nº 26, de 26 de junho de 2015. p.21.

FONTE: Centro de Instrução de Blindados

Fonte | Fotos: operacional