News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Saturday, 20 de April de 2024
Home » Exército » General Ajax Porto Pinheiro é nomeado como o novo comandante da MINUSTAH

General Ajax Porto Pinheiro é nomeado como o novo comandante da MINUSTAH

Exército
Por

visita gen ajax 06

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, anunciou nesta segunda-feira (1) o general brasileiro Ajax Porto Pinheiro como comandante das tropas da Missão de Estabilização da ONU no Haiti (MINUSTAH). O general de divisão traz para esta posição mais de 20 anos de experiência militar nacional e internacional. Atualmente ele desempenha a função de vice-chefe do Departamento-geral do Pessoal do Exército brasileiro. Anteriormente, Ajax atuou como diretor de Educação Superior Militar de 2013 a 2015 e comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais entre 2012 e 2013. Ele também comandou a brigada de infantaria entre 2010 e 2012.

Ajax sucederá o general brasileiro José Luiz Jaborandy Junior, que faleceu no último dia 30 de agosto de 2015. O secretário-geral se disse “profundamente triste” com a morte prematura de Jaborandy e reafirmou o seu apreço por sua contribuição ao trabalho das Nações Unidas. Na ONU, o general Ajax comandou o batalhão militar do contingente brasileiro da MINUSTAH e serviu como observador militar da Missão de Observação das Nações Unidas em El Salvador em 1992 e no Grupo de Observação das Nações Unidas na América Central em 1991. O general Ajax também possui mestrado em administração de empresas da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. Ele nasceu em 1956 e tem três filhos.

Fonte | Fotos: onu