News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 18 de April de 2024
Home » Exército » Novo comandante brasileiro da Minustah toma posse no Haiti

Novo comandante brasileiro da Minustah toma posse no Haiti

Exército
Por

Gen Ajax

O general brasileiro Ajax Porto Pinheiro tomou posse na noite de terça-feira como comandante das Forças de Paz da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah). Pinheiro substitui o general José Luiz Jaborandy Júnior, que morreu no fim de agosto de causas naturais. Nesta quarta-feira, o Conselho de Segurança renovou o mandato da Missão por mais um ano e o general contou seus projetos de trabalho.É uma grande aventura, talvez a última da carreira comandando tropas — disse, à rádio da ONU.

Segundo ele — que já havia estado no país há cinco anos, após o terremoto que deixou mais de 200 mil mortes — as prioridades são garantir a segurança nas eleições presidenciais do dia 25 de outubro. Já estamos realizando um treinamento dos soldados, fazendo patrulhas de longo alcance para avaliar e coletar informações e atuar em locais mais críticos. É um trabalho de Inteligência — contou. — A partir da sexta-feira, tropas também serão pré-posicionadas além dos pontos onde elas já estão, em seis cidades do país.

Ele ainda falou sobre o papel da ONU para a estabilização da ilha caribenha e da possível desmobilização das tropas, prevista para o ano que vem, após a ida de um grupo de avaliação a Porto Príncipe.

O General Ajax, 11° Force Commander brasileiro da Missão, terá como primeiro desafio liderar mais de 2.000 homens para contribuir com as Forças de Segurança haitianas e das Nações Unidas na garantia das Eleições Presidenciais no Haiti, que ocorrerão no dia 25 de outubro. Nascido em 1956 e incorporado às fileiras do Exército em 15 de março de 1974, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, o General de Divisão Ajax Porto Pinheiro possui mais de 35 anos de experiência militar no âmbito nacional e internacional.

Ascendeu ao Generalato em 31 de março de 2010 e alcançou o atual posto em 31 de março de 2014. Como oficial-general, desempenhou ainda as funções de Comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, de Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, de Diretor de Educação Superior Militar e de Vice-Chefe do Departamento-Geral do Pessoal. Na área internacional, o novo Force Commander já comandou o Batalhão Brasileiro de Missão de Paz no Haiti (BRABAT) e serviu, também, como Observador Militar das Nações Unidas em El Salvador e no Grupo de Observação das Nações Unidas na América Central.

Dentre suas condecorações, destacam-se a Ordem do Mérito Militar (Grau Comendador), a Ordem do Mérito Naval (Grau Comendador), a Ordem do Mérito da Defesa, a Medalha Militar com Passador de Ouro, a Medalha do Pacificador, a Medalha de Serviço Amazônico com Passador de Prata e três Medalhas das Nações Unidas (ONUCA, ONUSAL e MUNUSTAH).

FONTE: O Globo e ComSoc BRABAT – FOTOS: Ag O Globo e BRABAT

Fonte | Fotos: operacional