News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 18 de April de 2024
Home » Força Aérea » Exercício de sobrevivência na selva prepara futuros oficiais

Exercício de sobrevivência na selva prepara futuros oficiais

Força Aérea
Por

Exercício de sobrevivência na selva prepara futuros oficiais

Quinze futuros oficiais participantes do Estágio de Adaptação Técnico (EAT) e do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) encerraram, no início de outubro, o exercício de campanha organizado pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no Maranhão. O objetivo da atividade é preparar o militar para situações adversas e inesperadas. Por três dias, os profissionais de diversas áreas foram incentivados a desenvolver habilidades úteis para combatentes individuais. Foram repassadas instruções de orientação no terreno, sobrevivência e vida na selva, construção de abrigos, obtenção de água e fogo, entre outras. Um dos destaques foi a apresentação sobre como confeccionar armadilhas e preparar alimentos de origem animal e vegetal.

A cerimônia de encerramento foi presidida pelo Vice-Diretor do CLA, Coronel Elymar Guimarães Fonseca Júnior. Na solenidade, os estagiários prestaram continência ao terreno, gesto tradicional que representa o agradecimento por tudo que o ambiente lhes proporcionou. Os concluintes receberam também os distintivos e insígnias de um dos uniformes operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB), o 10º uniforme camuflado. O término da primeira fase do EAT e EAS no CLA está marcado para o final deste mês de outubro, quando os estagiários serão declarados Aspirantes-a-Oficiais do Quadro de Oficiais Convocados (QOCon). Após seis meses, os aspirantes serão promovidos a Segundo-Tenente, podendo permanecer na FAB por até oito anos, prorrogável por mais um ano.

Fonte | Fotos: cecomsaer