News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » Força Aérea » FAB vai equipar seus P-3 AM com míssil que atinge alvo a 278 km

FAB vai equipar seus P-3 AM com míssil que atinge alvo a 278 km

Força Aérea
Por

FAB Harpoon

O Brasil vai receber em breve um lote do mísseis antinavios AGM-84L Harpoon, que equiparão as aeronaves de patrulha marítima P-3 AM da FAB (Força Aérea Brasileira). O Harpoon será o primeiro míssil antinavio a ser operado por aviões no País.

P-3AMCBSilvaLopes2

As oito aeronaves P-3 AM, operadas a partir da base de Salvador, podem voar a mais de 3.000 quilômetros de distância, podendo atuar em todo o litoral. Quer ter uma ideia do alcance da nova arma? É como se um avião lançasse um míssil de Aracaju para atingir um alvo em Maceió, capital de Sergipe, por exemplo. Também é a mesma distância entre a cidade do Rio de Janeiro  e Ubatuba, no litoral de São Paulo.

FAB Harpoon.2

O armamento tem 3,8 m de comprimento e 519 kg. Segundo a FAB, o Harpoon tem uma turbina e atinge 850 km/h. O míssil utiliza dados dos sistemas da aeronave lançadora para calcular a sua rota até o alvo e conta ainda com um radar próprio para corrigir a rota. Depois do lançamento, o Harpoon voa próximo ao mar para evitar ser detectado.

AGM-84L-missile

O P-3AM, avião que foi totalmente modernizado, possui uma das mais avançadas tecnologias embarcadas. O míssil que será acoplado ao avião tem 278 km de alcance e vai permitir a proteção do mar territorial brasileiro. O avião P-3AM, que receberá o armamento, é o único da FAB capaz de realizar missão antissubmarino. Os equipamentos e armamentos podem detectar, localizar, monitorar e destruir os alvos submersos. Com uma autonomia de 16 horas de voo, é possível ir à África e retornar ao Brasil em uma única decolagem.

p-3 BR.2

As aeronaves de patrulha P-3AM passaram por um processo de reaparelhamento iniciado em março de 2000 e terminado em 2014. Adquiridas dos EUA, as aeronaves passaram por um processo de revitalização estrutural e modernização na fábrica da Airbus Military, em Sevilha, na Espanha. Seus sistemas foram atualizados e integrados a um moderno sistema tático de missão, operado por uma tripulação de até 12 militares. Agora, serão equipados com os mísseis Harpoon.

p-3 BR

FONTE : R7

Fonte | Fotos: operacional