News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 18 de April de 2024
Home » Força Aérea » Ministro da Defesa conhece organizações militares da FAB na região norte do Brasil

Ministro da Defesa conhece organizações militares da FAB na região norte do Brasil

Força Aérea
Por

MIn Def Porto Velho.7

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, esteve na terça-feira (24/03) nos municípios de Porto Velho (RO) e Eirunepé (AM) para conhecer o trabalho de algumas organizações militares da Força Aérea Brasileira (FAB) sediadas na região norte do país. Na Base Aérea de Porto Velho (BAPV), acompanhado do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, o ministro participou da cerimônia de entrega da frota completa das aeronaves AH-2 Sabre para a FAB.

MIn Def Porto Velho.2

Na ocasião o ministro pôde entrar em contato com um pouco do dia a dia do Esquadrão Poti (2º/8º Gav), especializado na operação dos helicópteros de ataque AH-2 Sabre. Ele recebeu explicações sobre a capacidade operacional da aeronave, empregada em missões de ataque, escolta, supressão de defesa aérea inimiga, varredura, apoio aéreo aproximado e defesa aérea. Ao final da visita, o ministro fez um sobrevoo de 30 minutos sobre a cidade a bordo do helicóptero.

MIn Def Porto Velho.3

“Evoluímos exatamente para oferecer aos profissionais da Aeronáutica, particularmente aos pilotos de asas rotativas, um equipamento moderno que possa nos ajudar a guarnecer o nosso território”, avaliou o ministro da defesa. “Nós concentramos essas aeronaves em Rondônia pelo valor estratégico que a Amazônia tem. O posicionamento do esquadrão aqui é um sinal de que a nossa preocupação hoje com os limites e a proteção das nossas fronteiras é muito grande”, destacou Jaques Wagner.

MIn Def Porto Velho

Na solenidade, o Comandante da Segunda Força Aérea (II FAE), Brigadeiro Carlos José Rodrigues de Alencastro, frisou o grande salto operacional da FAB e os novos rumos a serem seguidos com a chegada dos AH-2 Sabre. “O desafio é continuar o aperfeiçoamento da doutrina ao novo helicóptero, estudá-lo em profundidade, verificar seus reais limites e implementar medidas que maximizem a utilização e o emprego do armamento aéreo”, ressaltou o oficial-general.

MIn Def Porto Velho.4

Eirunepé

De Porto Velho Jaques Wagner se deslocou para Eirunepé, distante 1160 km de Manaus, capital do Amazonas. No município, de aproximadamente 30 mil habitantes, o ministro acompanhou os atendimentos dos profissionais de saúde da FAB em uma Ação Cívico-Social (ACISO). A ação, realizada no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Eirunepé (DTCEA-EI), teve início na segunda-feira (23/03) e termina na próxima quinta-feira (26/03) com a expectativa de realizar 900 atendimentos em especialidades como ginecologia, dermatologia, clínica-geral, otorrinolaringologia e pediatria.

MIn Def Porto Velho.5

O ministro e o comandante da Aeronáutica inauguraram ainda o Destacamento de Aeronáutica de Eirunepé, situado na região do Alto Juruá. A edificação de 3500 metros quadrados de área construída inclui um hangar com salas de manutenção, estoque, alojamentos, refeitórios e terá um papel fundamental para a FAB na região norte.

MIn Def Porto Velho.6

“A Força Aérea há muito tempo tem esse planejamento de distribuir bases em posições estratégicas na Amazônia. Esta aqui de Eirunepé é uma base que já está completa para receber unidades aéreas desdobradas em operações como a Ágata (destinada ao combate de ílícitos na região fronteiriça), por exemplo, com toda a infraestrutura necessária”, explicou o Tenente-Brigadeiro Rossato.

Veja o vídeo aonde o Ministro da Defesa e o Comandante da Aéronautica falam sobre o evento

[vsw id=”Pzv5UPZF2_M” source=”youtube” width=”560″ height=”344″ autoplay=”no”]

Fonte | Fotos: cecomsaer