News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » Força Aérea » Ministro da Defesa ressalta término das negociações do financiamento

Ministro da Defesa ressalta término das negociações do financiamento

Força Aérea
Por

Minis Jaques Wagner

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, ressaltou nesta quarta-feira (29/7) a conclusão nas negociações para financiamento do projeto de aquisição de 36 caças Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB). Ele estava na Base Aérea de Campo Grande (BACG), onde acompanhava as atividades da Operação Ágata 9.

“Hoje finalmente conseguimos, economizando dinheiro suado dos brasileiros, fazer uma negociação e garantir, finalmente, a assinatura do financiamento para o tão sonhado projeto do Gripen”, afirmou o ministro. “Vamos entrar em um mundo de tecnologia avançada. Dentro de dez a doze dias, vamos ratificar o contrato e teremos mais de 200 brasileiros indo à Suécia para treinamento”, completou.

Gripen Mockup com MD.8

A taxa de juros para o financiamento ficará em 2,19%. Serão 25 anos de pagamentos após um período de oito anos de carência. O valor do contrato, negociado na moeda sueca, é de 39,8 bilhões de coroas suecas.

Compensação comercial
O projeto de aquisição dos caças Gripen NG vai gerar 9,1 bilhões de dólares em compensações para o Brasil por meio de projetos nas áreas industrial, tecnológica ou comercial. Serão beneficiadas empresas brasileiras como Embraer, Akaer, SBTA, Atech, AEL, Mectron e Inbra, além do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), órgão da Aeronáutica.

Mockup Gripen (1)

Entre 2015 e 2021, 357 profissionais brasileiros vão trabalhar na Suécia para atuar desde o desenvolvimento da aeronave até testes de protótipo e na construção. Das 36 aeronaves, treze serão fabricadas por suecos, oito por brasileiros na Suécia e quinze no Brasil. As entregas à FAB acontecerão entre 2019 e 2024.

Fonte | Fotos: cecomsaer