News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Força Aérea » Operadores de aeronaves de reconhecimento e inspeção em voo se reúnem em MG

Operadores de aeronaves de reconhecimento e inspeção em voo se reúnem em MG

Força Aérea
Por

Unidade da FAB reúne operadores de projetos estratégicos

Os operadores das aeronaves Learjet 35 AM e IU-93A se reuniram em meados de setembro no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), localizado em Minas Gerais. Os dois projetos são estratégicos para a Força Aérea Brasileira por envolverem as aeronaves Learjet 35 A/M, utilizada em missões de reconhecimento, e IU-93 A, utilizada em inspeção de voo.

O objetivo do encontro foi discutir a melhor operação dos aviões, além de intermediar os processos logísticos com a meta de prolongar a vida útil das aeronaves. O primeiro encontro contou com os operadores do projeto IU-93A, que possui uma frota de quatro aviões laboratório H800-XP, todas alocadas no Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV). A unidade tem a missão de realizar a inspeção em voo dos equipamentos de auxílio à navegação em aeroportos civis e militares por todo o Brasil.

Para o coordenador do projeto, Major Giovanni Campos Vicentini, a realização desse tipo de reunião é fundamental para que ocorra um trabalho conjunto entre o Parque Central, o operador e as empresas de suporte logístico contratual. “Temos, assim, uma interação perfeita, onde são discutidos assuntos relativos ao projeto, na expectativa de manter uma disponibilidade da frota dentro de padrões concebíveis programados, além de minimizar custos operacionais, com a implementação de medidas corretivas, quando necessário”, ressaltou.

Os operadores do projeto Learjet 35 discutiram assuntos nas áreas de engenharia, manutenção e logística. Participaram 17 militares do PAMA-LS, além de militares de unidades apoiadas, entre elas, o esquadrão Carcará (1°/6° GAV),  esquadrão Guará (6° ETA), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), o Núcleo de Parque de Material Aeronáutico de Recife (NuPAMA RF). Um dos pilotos do esquadrão Carcará, Tenente Vitor Rijk Rufino, falou sobre a importância da reunião. “É nesse momento que podemos discutir e compartilhar assuntos vivenciados nas nossas unidades aéreas, juntamente com o PAMA-LS”, destacou.

FONTE: CECOMSAER

Fonte | Fotos: cecomsaer