News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » Força Aérea » Primeiro caça Gripen NG entra em montagem final na Suécia

Primeiro caça Gripen NG entra em montagem final na Suécia

Força Aérea
Por

SWEDEN-SAAB-GRIPEN-AVIATION-MILITARY

Entrou na linha de montagem a primeira aeronave de teste do Gripen New Generation, o modelo comprado pela Força Aérea Brasileira. O anúncio foi feito na terça-feira (11), no Dubai Air Show, nos Emirados Árabes Unidos, pelo chefe da área de negócios de Aeronáutica na Saab, Ulf Nilsson. Segundo a assessoria de imprensa da Saab, o protótipo – a primeira aeronave de teste no programa Gripen E (de um assento) – foi para a montagem final na configuração utilizada pela Força Aérea da Suécia, que é diferente da solicitada pelo Brasil.

Uma das diferenças entre as versões é que a Suécia utiliza o caça Gripen, da também sueca Saab, com três visores para os pilotos no cockpit. O Brasil pediu aeronaves com apenas um visor panorâmico central, chamado de “wide display”. A FAB comprou, em outubro de 2014, 36 jatos Gripen – 24 unidades na versão E, de um assento, e 8 jatos de duas posições, para treinamento, pelo valor de SEK 39.882.335.471,65. A previsão é que os aviões chegem ao país a partir de 2019.

Segundo a Saab, “para o Gripen, este é um marco importante, confirmando o conceito de design modular e estabilidade do programa”. “Uma vez que o contrato com o Brasil entrou em vigor em setembro de 2015, alguns engenheiros brasileiros chegaram à Suécia para começar a trabalhar na configuração brasileira do Gripen NG. Estamos ansiosos para anunciar o mesmo marco nesse programa”, informou a construtora.

brasilgripen

Fonte | Fotos: g1