News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 25 de April de 2024
Home » Geopolítica » Ucrânia quer recuperar o controle do tráfego aéreo sobre o Mar Negro

Ucrânia quer recuperar o controle do tráfego aéreo sobre o Mar Negro

Diversos
Por

Kiev quer recuperar controle de tráfego aéreo sobre o Mar Negro © AFP 2015/ Daniel Mihailescu

A Ucrânia planeja retomar o monitoramento e o controle de tráfego aéreo sobre o Mar Negro no âmbito da adesão da Ucrânia ao programa da OTAN sobre a segurança aérea regional,  No entanto, ela não pretende gastar nem um centavo com este projeto, relatou assim aos jornalistas ucranianos o Chefe da Missão da Ucrânia junto a OTAN, Egor Bozhok.

“A fim de retomar a plena capacidade de controlo do espaço aéreo e segurança, no futuro próximo vamos começar um projeto piloto sobre a adesão da Ucrânia ao programa da OTAN sobre a segurança aérea regional. Já houve várias visitas de peritos, que determinaram o objeto a ser ligado a este sistema”, disse Bozhok. O diplomata salientou que, no âmbito do programa, a Ucrânia “não vai gastar um centavo do seu próprio dinheiro”, os aliados vão assumir todos os gastos.

Mais cedo, a Ucrânia introduziu sanções contra companhias aéreas russas, proibindo realizar voos de trânsito, transporte de passageiros e recursos. Mas a Ucrânia não notificou nem as autoridades aéreas russas nem internacionais sobre as restrições aéreas. Na semana passada, as autoridades ucranianas introduziram sanções contra 25 companhias aéreas russas, duas das quais já não existem.

A lista das sanções inclui as maiores transportadoras russas, inclusive a Aeroflot, a Transaero e a Sibir. Foi proibido completa ou parcialmente a estas empresas transportar passageiros e cargas no espaço aéreo ucraniano, bem como realizar voos de trânsito.

FONTE: Sputniknews

Fonte | Fotos: operacional