News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 18 de April de 2024
Home » História » Imagens de um ataque durante a Guerra do Vietnã guardadas há mais de 40 anos

Imagens de um ataque durante a Guerra do Vietnã guardadas há mais de 40 anos

Diversos
Por

autor

Por mais de quatro décadas, o fotógrafo James Speed Hensinger manteve estas incríveis fotografias guardadas para si, sem as liberar para acesso público até junho de 2013.

Helsinger, paraquedista, tinha apenas 22 anos de idade quando esteve com a 173ª Brigada Paraquedista em abril de 1970 quando um atirador de elite Vietcongue lançou disparos semi-automáticos sobre a base de Helsinger em Phu Tai, próximo à cidade costeira de Da Nang.

Primeira salva: O ataque à posição do atirador começou com alguns tiros disparados pelos canhões automáticos de 40mm de uma bateria anti-aérea blindada M42.

Ataque a Franco atirador vietnamita

E então os soldados lançaram sinalizadores sobre a colina, enquanto um par de metralhadoras M60 em torres de guarda começaram debulhar a mata com chumbo quente. A munição traçante pode ser vista à esquerda.

Ataque a Franco atirador vietnamita.2

Soldados americanos tentavam atingir o sniper repetidamente com salvas alternadas por detrás das rochas. “Nós estávamos aborrecidos por estarmos levando tiros de sniper vindos da colina sobre nós por várias noites seguidas” disse Hensinger.

Ataque a Franco atirador vietnamita.3

“O desgraçado levantava em meio as rochas, disparava todo o seu carregador de sua AK-47. O sniper estava atirando de um ângulo tão agudo que projéteis estavam furando a lona de nossas cabanas” “Decidimos então usar fogo pesado na próxima vez que ele tentasse nos atingir”

Ataque a Franco atirador vietnamita.4

Na noite seguinte, Hensinger pegou sua Nikon FTN e a programou com longas exposições para capturar o combate. Quando o Vietcongue disparava, os americanos abriam fogo pesado. Aqui, uma bateria anti-aérea M42 atira com ambos os canhões e metralhadoras de apoio em direção as colinas.

Ataque a Franco atirador vietnamita.5

O M42 disparava projéteis calibre .50. que chegavam a iluminar as colinas. Os soldados não sabiam onde o atirador estava, eles esperavam que conseguiriam o atingir usando o máximo de poder de fogo que conseguissem.

Ataque a Franco atirador vietnamita.6

 O atirador nunca foi encontrado, mas, os soldados encontraram traços de sangue durante uma varredura na área do combate. “As rochas onde ele se escondia eram do tamanho de um carro popular. Foi um grande equívoco por parte do general pinar o mapa em um local aleatório e dizer [vamos construir a base aqui!].”

Ataque a Franco atirador vietnamita.7

FONTE:História Militar Online

 

Fonte | Fotos: operacional