News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 25 de April de 2024
Home » História » Nomes engraçados, Armas mortíferas : O lado cômico de alguns armamentos russos

Nomes engraçados, Armas mortíferas : O lado cômico de alguns armamentos russos

Diversos
Por

blindado russo

Os escritórios de projetos soviéticos e russos têm uma longa história de “trollar” as potenciais adversárias inventando nomes engraçados e cativantes para os seus sistemas de armas. Os projetistas russos parecem ter um senso de humor excelente para os seus desenhos de morte sobre rodas ou não.

Por exemplo, o tanque T-72B2, variante modernizada do T-72, chama-se ‘Fisga’ (Rogatka). Outra variante modernizada do T-72 tem o nome de ‘Banana’ (Banan). Entretanto, o mais poderoso sistema de lança-chamas fixado nos chassis de um tanque, o TOS-4, está famoso sob o apelido de ‘Pinocchio’ (Buratino).

TOS-1A  Pinocchio Buratino

Os projetistas dos sistemas de artilharia autopropulsada batizam seus produtos com nomes de flores. Isto inclui o 2S1 ‘Cravo’ (Gvozdika), o 2S3, ‘Acácia’ (Akatsiya), o 2S4 ‘Tulipa’ (Tyulpan), o 2S5 ‘Jacinta’ (Giatsint), e o 2S7 ‘Petunia’ (Pion), o último pode disparar foguetes de artilharia nucleares.

Os analistas militares russos do site TopWar.ru comentando esta série de armas e disseram que “é improvável que qualquer adversário queira cheirar um ramo de flores como estes”.

Sistema de artilharia autopropulsada 2S3

Naturalmente a nomenclatura humorística não se torna exclusivo aos armamentos pesados ou veículos. O míssil antitanque 9M14 foi afetuosamente apelido como ‘Bebê’ (Malyutka) enquanto o lançador antitanque de curta distância RPG-18 é famoso como ‘Mosca’ (Muha). O obus D-30A de 122-mm chama-se ‘Rã’ (Lyagushka).

O jipe militar UAZ-3150 é famoso como ‘Traquina’ (Shalun). Armas pequenas engenhosamente apelidos incluem entre outros um lança-granadas posicionado sob tubo GP-30 chamado ‘Sapato’ (Obuvka), enquanto o lança-granadas de seis tubos de 40 milímetros é famoso como ‘Gnomo’ (Gnom). A munição de borracha para a espingarda KS-23 é conhecida como ‘Olá’ (Privet).

MIlMI24

Não é só as forças terrestres que possuem nomes interessantes. O helicóptero de assalto Mi-24 inspirou tanto os seus projetistas e operadores que recebeu logo um monte de apelidos, desde ‘Crocodilo’ (Krokodil) e ‘Copo’ (Stakan) a ‘Tanque Voador’ (Letayuschy Tank).

ka-50

Já um outro helicóptero de assalto o Ka-50, foi batizado com um apelido óbvio de ‘Tubarão Negro’ (Chornaya Akula). E de verdade, parece um tubarão. Aviões de ataque também possuem uma nomenclatura semelhantemente interessante e carinhosa. O lendário caça MiG-15, por exemplo é tratado como ‘Avô’ (Babushka). E o caça Su-27 é considerado um ‘Grou’ (Zhuravlik), o Su-25 por sua vez é chamado de ‘Gralha’ (Grach).

su 25.2

FONTE : Sputniknews

Fonte | Fotos: operacional