News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Tuesday, 23 de April de 2024
Home » Internacional » Governo Holandês acerta compra de um 1º lote do caça F-35 A Lightning II

Governo Holandês acerta compra de um 1º lote do caça F-35 A Lightning II

Diversos
Por

f-35-lightning-ii-x-35-f-35-lightning-ii-lockheed-martin-x-35

O Governo Holandês por intermédio de seu MoD, aprovou a aquisição de um primeiro lote de 8 caças de 5ª geração Lockheed Martin F-35A Lightning II. Segundo o ministro da defesa Jeanine Hennis-Plasschaert, a decisão marca uma nova era na Força Aérea Holandesa em relação a questão da substituição dos Lockheed Martin F-16 do serviço ativo.

As entregas deve começar a ocorrer em 2019 sendo que a Holanda já opera duas aeronaves, as quais participam em conjunto com os EUA nos testes e avaliação operacional  inicialmente na base Aérea de Eglin (Flórida) e agora na Base Aérea de Edwards (Califórnia). Das 8 aeronaves adquiridas seis serão mantidas no centro de treinamento multinacional na Base Aérea de Luke até o término do período de transição, previsto para encerar em 2023.

f353

Os dois F-35A que estão baseados em Edwards também seguirão para Luke, e a partir de 2023 cinco aviões serão enviados para a Holanda para serem usados no estabelecimento de três esquadrões de caça equipados com o jato. O país deverá adquirir outros três lotes de oito exemplares cada entre 2016 e 2018 sendo mais um quarto lote de três aviões em 2019, assim completaria uma frota de 35 aeronaves operacionais.

O 322º Squadron será a primeira unidade que irá receber os F-35A Lightning II na Base Aérea de Leeuwarden, que no ano que vem começa a passar por obras de adequação para a chegada dos aviões. A unidade deve ser declarada operacional em 2021, o que significa ter quatro aeronaes e tripulações suficientes treinadas para a participação de missões no exterior por períodos de até quatro meses.

F 35

A capacidade operacional plena inclui ainda os 312º e 313º Squadrons previsto para 2024 com 23 aeronaves disponíveis nos esquadrões e mantendo apenas seis em manutenção programada. Os investimentos que o Governo da Holanda no programa de substituição de seus F-16 são da ordem de US$ 4,32 bilhões.

Fonte | Fotos: operacional